22/08/2023


Blog da Cris

A nova gestão começa na sala de aula

Prefeito eleito Denilson Baitala, vice Rosâgela Virmond, futuros secretários participam nesta quinta (12) de aula promovida pelo Sebrae

Baitala e Rosângela lideram a turma (Foto: Reprodução/redes sociais)

Um dia dedicado à imersão, integração e alinhamento estratégico marcou o início da jornada da nova equipe de gestão municipal em Guarapuava. Sob a liderança do prefeito eleito Denilson Baitala e da vice-prefeita Rosângela Virmond, futuros secretários participam nesta quinta (12) de uma aula promovida pelo Sebrae. A proposta? Capacitar uma equipe majoritariamente inexperiente na administração pública para enfrentar os desafios de governar uma cidade com mais de 180 mil habitantes.

A presença do Sebrae, no entanto, reflete a tentativa de construir uma base de conhecimentos para uma equipe que, em grande parte, estreia na gestão pública. Esse é também o caso do próprio prefeito eleito. Lembro aqui que antes de assumir a candidatura, ele já havia confessado que política não era exatamente a ‘praia’ dele. E que não tinha experiência nessa área.

O principal desafio de novos prefeitos em municípios de médio a grande porte, como Guarapuava, vai além da falta de experiência. Está na necessidade de formar equipes qualificadas e capazes de atender às complexas demandas da administração pública. Enquanto em cidades menores a carência de planejamento estratégico é mais evidente, em cidades como Guarapuava, os problemas são amplificados por questões estruturais que exigem soluções inovadoras e rápidas.

TEORIA X PRÁTICA

Baitala já enfrenta a difícil tarefa de reunir um time à altura das expectativas da população. Embora a formação que está ocorrendo na Casa Magda, no Jordão, deve gerar reflexões importantes para os futuros gestores. No entanto, é preciso reconhecer que a prática da gestão pública nem sempre corresponde ao que é aprendido em sala de aula.

A burocracia, as limitações orçamentárias e as demandas da população costumam impor um ritmo e uma complexidade que desafiam até mesmo os administradores mais experientes. O esforço inicial da equipe é louvável, mas o verdadeiro teste virá com o enfrentamento das demandas do dia a dia: planejamento urbano, infraestrutura, saúde, educação e tantas outras áreas que necessitam de atenção urgente em Guarapuava.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo