A desfiliação do deputado Artagão de Mattos Leão Junior do PMDB, após 20 anos de militância nesse partido, deixa uma incógnita sobre o rumo futuro de uma das mais tradicionais legendas de Guarapuava.
Artagão Junior vai e leva com ele 35 pré candidatos a vereadores – inclui aí o PTB e o PV – e pode contar com a saída do vereador Rodrigo Crema, o único peemedebista no Legislativo Municipal. Mas Artagão Junior ainda tem tempo para pensar nessas articulações. Afinal, se a janela partidária para deputados e senadores acaba neste dia 18, pré candidatos e vereadores tem até o dia 02 de abril para fazer a sua escolha.
Artagão Jr. tem duas opções: levar todos, o que causaria um desfalque no PMDB, ou dificultar para os que ficam, deixando o atual vice presidente Severino Dourado comandando a legenda. Uma dura missão para o médico e ex-vereador, já que seus comandados vão compor uma outra ala dentro do mesmo partido.
Falando nisso, tem muita gente de olho no PMDB de Guarapuava. São lideranças de outros partidos que pretendem migrar para o PMDB “velho de guerra” e se cacifar para as próximas eleições. Outros, para fortalecer o grupo do senador Roberto Requião. O que poucos sabem é que o advogado Leônidas Chaves Filho é assessor do senador e é membro do Conselho de Ética do partido. Outra informação é que o deputado Nereu Moura também pode estar no páreo.
Quanto a Artagão Junior, o seu destino já é dado como certo. Ele deve seguir os companheiros Alexandre Curi, Luiz Claudio Romanelli, Jonas Guimarães – e “engrossar” as fileiras do PSB. Falta muito pouco para que isso aconteça. Afinal, um dos capítulos foi encerrado hoje, e possivelmente, nesta terça (15) a novela tenha um final feliz.