Uma organização para participante nenhum botar defeito, marcou o desfile cívico da Independência do Brasil, na manhã desta sexta feira (7), em Guarapuava. Foram 4h30 de desfile, que começou às 8h e acabou conforme o previsto, às 11h30, graças a organização da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e dos próprios participantes. Ninguém estourou o tempo limite de cada um. No palanque das autoridades, o que chamou a atenção foi a ausência de candidatos. O prefeito Cesar Silvestri Filho, a esposa Renata e a filha Maria Augusta recepcionaram autoridades militares e civis.
Foram 77 instituições e entidades participantes, onde cada um deu o melhor de si ao público que lotou as laterais da Rua XV de Novembro, no Centro da cidade.
Quem foi à parada cívica levantou muito cedo para escolher o melhor lugar. Dona Gumercinda do Amaral, moradora do Bairro Xarquinho, saiu de casa por volta das 7 horas. “Gosto de chegar cedo pra não perder nada”, afirmou.
Para se proteger do sol, houve quem levou sombrinhas. “Tá muito quente. Até o vento gelado esquentou”, brincou Amélia de Oliveira, do bairro Santana. Estava tudo muito lindo”, avaliou.
De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Doraci Luy, a estrutura da Secretaria trabalhou sem parar para que tudo saísse certo. “Cem pessoas foram envolvidas. Mas foi um sucesso”.
ATRAÇÕES
Aventureiros, tradicionalistas, escoteiros, grupos com finalidades sociais, entre outras entidades, marcaram presença no desfile.
Os amantes das trilhas lamacentas, onde os obstáculos são os maiores atrativos, expuseram seus carros. A “gaiola” feita com o chassis de fuscas foi uma das atrações.
No carros antigos o Opala não anda, desfila. E foi assim que os adeptos dessa modalidade fizeram brilhar os veículos impecáveis pela avenida.
Mas para quem gosta de deixar tudo baixo, os rebaixados também foram as estrelas por alguns minutos e entre outras tantas atrações, o trote dos cavalos chamou a atenção com seus peões e prendas. Mas para encerrar a parada deste ano, tudo acabou com o tropeiros do Laço de Ouro.