22/08/2023
Geral

A partir de 2ª, Guarapuava fica sem cobrança do EstaR

imagem-95262

* Por Rogério Thomas

Hoje (10) é o último dia de trabalho das 10 agentes do Estacionamento Regulamentado (EstaR) que atuam no Centro de Guarapuava. A partir de segunda feira (13), o município fica sem a cobrança do estacionamento regulamentado até que a situação seja regularizada.

De acordo com o diretor presidente da Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava), Fernando Damiani, as 10 agentes do Estacionamento Regulamentado (EstaR) foram todas dispensadas do trabalho esta semana, atendendo um acordo judicial com o Ministério Público firmado em 2013 com a Prefeitura que previa a regularização dos funcionários da Fundação Proteger.“Uma Ação Civil Pública que tramita desde 2010 na 7ª Promotoria do Patrimônio Público, obrigava a administração municipal a afastar as profissionais que não haviam sido contratadas por meio de concurso público. Em 2013, a Prefeitura firmou um acordo judicial dentro desse processo, se comprometendo em regulariza a situação. E é isso que está sendo feito nesse momento. As 10 agentes foram dispensadas na quarta feira (08) e hoje (10) é o último dia de trabalho delas. Na próxima quarta feira (15) a rescisão dessas agentes será formalizada, atendendo o prazo concedido pelo Ministério Público para a regularização da situação”, informou.

CONTRATAÇÃO

Por outro lado, de acordo com Damiani, a Prefeitura convocou esta semana 29 aprovados no Concurso Público realizado em 2014, o que irá reforçar o trabalho no setor do trânsito. “Foram chamadas 20 agentes do Estacionamento Regulamentado (EstaR), mais oito agentes de trânsito (que passa a contar com 16 guardas de trânsito, uma vez que já haviam oito atuando) e também foi convocado um engenheiro de trânsito. Nesse momento de transição o Centro pode ficar sem o EstaR por um período, mas em breve a situação será normalizada com um atendimento mais abrangente”, destacou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.