Novas ações na área da saúde estão sendo adotadas a partir de hoje (19) pela Secretária de Saúde de Guarapuava. Conforme as determinações do prefeito Celso Góes, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Trianon vai atender generalidades clínicas. Enquanto, as UPAs do Batel e Primavera vão ser destinadas apenas para a covid-19. Desse modo, a medida adotada busca restringir ao máximo, a circulação do vírus pelo município. A unidade do Triano volta a atender nesta quinta (20).
Além disso, todas as pessoas que baixaram o aplicativo ‘Fala Saúde Guarapuava’ e estiverem com o cadastro atualizado podem receber notícias diárias sobre a pandemia. O app também possibilita que as pessoas verifiquem e confirmem o comparecimento em consultas de especialidade. Bem como, respondam pesquisas de satisfação no dia seguinte a consulta, avaliando o atendimento, como informa Graziele Schumanski, analista de Sistemas e diretora do Departamento de Gerenciamento de Sistema de Informação em Saúde de Guarapuava.
Pelo aplicativo, os moradores locais também podem conferir o fluxo de atendimento, calendário, histórico de vacina, endereço das unidades de atendimento e chamar um carro de aplicativo para se deslocar ao endereço de postos de saúde e UPAs. Orientações quanto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica e polícia também estão disponíveis. Por fim, os usuários recebem orientações sobre a covid-19 e cartão SUS. Assim, tornando as informações mais acessíveis.
As pessoas podem conferir os resultados dos testes para detecção de covid-19 no aplicativo ‘Fala Saúde’, na área ‘Minha Saúde’. Para ter acesso aos dados, disponíveis para exames feitos nos últimos 90 dias na rede pública, com a necessidade que o cadastro do paciente esteja atualizado.
OUTRAS MEDIDAS
O Laboratório Municipal está atendendo 24 horas, o que garante um diagnóstico mais rápido para covid-19 e também para outras situações. Um exemplo são os exames de enzimas cardíacas. Ao todo, 13 pessoas integram a equipe, entre bioquímicos, técnicos e motoristas. Outra determinação importante do Prefeito está no aumento da capacidade de atendimento do Call Center que está sendo ampliada em mais 50%.
Isso porque em função do grande fluxo de ligações, as linhas estavam congestionadas. Por fim, a intenção é melhorar o fluxo, que começa com a orientação já nos primeiros sintomas, marcação de exames, monitoramento de pacientes positivos e encaminhamento para atendimento especializado, sempre que necessário.
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