22/08/2023
Cotidiano

A partir de hoje os terminais de cartões de crédito estão unificados

A partir de hoje, quinta-feira (1o de julho) o usuário de cartões de crédito vão contar com a unificação dos
terminais de pagamento, colcoando um fim na exclusividade das operadores. A medida  pode baratear os custos para o comércio e facilitar a vida do cliente. 
As novas parcerias mudam o cenário de concorrência no mercado de cartões, já que os lojistas poderão usar apenas um terminal para operar as duas bandeiras. A mudança provoca a divisão dos terminais entre as duas principais bandeiras: a Cielo (ex-Visanet), que tinha exclusividade com a Visa, começa a aceitar a bandeira de cartões Mastercard em seus terminais de pagamento (da Redecard), e vice-versa.
Na ocasião do anúncio da mudança, Gilberto Caldart, presidente da MasterCard Brasil e Cone Sul, afirmou que “a abertura do mercado estimulará a criatividade e a inovação no desenvolvimento de novos produtos e serviços, contribuindo para acelerar a substituição de cheque e dinheiro por um meio de pagamento muito mais seguro e conveniente.”
A Cielo já havia informado também que a rede da companhia estava pronta para operar as duas bandeiras, sem necessidade de troca de terminais. Segundo Rômulo Dias, presidente da Cielo, a união é um divisor de águas no negócio das duas companhias.

Mercado
O Brasil tem cerca de 586 milhões de plásticos, segundo dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) até o final de abril.
Por mês, são cerca de 536 milhões de transações e R$ 40 bilhões de faturamento.
A expectativa do setor é de crescimento, tanto no número de cartões espalhados pelo país como do faturamento.
Se o ritmo de crescimento se mantiver, o Brasil atingirá 628 milhões de plásticos em dezembro, de acordo com a Abecs. Isso significa uma média de mais de três cartões para cada brasileiro, considerando a população de quase 193 milhões de pessoas, com base em números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com Agência Estado

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.