22/08/2023



Cotidiano

A partir desta quinta-feira o IPI sobre carros volta a ser cobrado

imagem-9066

O balanço dos últimos meses foi extremamente positivo para as concessionárias de carros 0Km. Os vendedores bateram as metas com folga e muitos clientes saíram de carro novo para casa. Infelizmente esse momento de facilidade na venda de automóveis terminou nesta quarta-feira. O incentivo dado pelo governo, através de um decreto presidencial em meados de dezembro, de reduzir o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), foi uma forma de compensar a queda de vendas decorrente do aperto no crédito. Nos carros populares a queda foi de 7% para zero. Para os modelos médios o governou cortou o tributo à metade – a alíquota passou de 13% para 6,5% (modelos movidos a gasolina) e de 11% para 5,5% (nos modelos flex).
Inicialmente, o governo pretendia manter o benefício até o fim de junho. Mas depois decidiu estendê-lo até setembro. Isso fez com que o mercado vivesse dois momentos de antecipação de compras de carros zero quilômetro. A primeira em junho e agora novamente em setembro.
O aumento do tributo, agora, será progressivo. A partir de hoje, o carro com motor 1.0 terá 1,5% de IPI. Ainda no popular, a alíquota será de 3% em novembro, 5% em dezembro e 7% novamente a partir de janeiro.
Para os automóveis com motores flex entre 1.0 e 2.0 a escalada será de 6,5% (outubro), 7,5% (novembro), 9% (dezembro) e 11% (janeiro).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo