Cristina Esteche
Guarapuava – Uma imagem pode falar mais que palavras, ainda mais quando ela é capaz de reveler as emoções, de refletir ideias, comportamentos, atitudes.
A técnica, conhecida como visagismo, é colocada em prática, em Guarapuava, pela maquiadora Larissa Wendler, que cria uma imagem pessoal levando em consideração técnicas e truques que revelam qualidades que a própria modelo desconhecia possuir.
Conversar com Larissa Wendler é poder perceber que se trata de uma pessoa apaixonada pela profissão. Aos 20 anos de idade, divide o seu tempo entre o curso de Publicidade e Propaganda e atividade professional. Aliás, maquiar é um ato amor, de dedicação, de uma prática que a absorve também nos momentos de folga. “Quando não estou maquiando estou estudando maquiagem”.
A atividade profissional começou por acaso. “Eu ajudava minha irmã [Vanessa], que é fotógrafa. Como sempre me maquiei muito bem, em sessões de fotos, minha irmã me indicava para as clientes. E quando começaram a me pagar, vi que poderia ganhar dinheiro com maquiagem”.
Em busca de conhecimento, Larissa começou a frequentar cursos. A cada descoberta, como o visagismo, o gosto pelo make aumenta. “É você maquiar e expor a beleza das pessoas. Fazer com ela descubra uma beleza escondida que ela mesma não sabe que possui”. São maquiagens especiais para noivas, maquiagens para festas, formaturas, para o dia a dia, maquiagens artísticas, e para eventos em geral.
Para chegar ao resultado final, Larissa estuda o rosto da cliente, conversa, busca detalhes, como a cor do cabelo, a cor que a pessoa irá vestir. “Tento explorar o que ela mais gosta nela mesma, pois é uma questão de auto-estima”.
Uma das experiências de como uma mulher ao se redescobrir pode mudar a sua vida, é contada por Larissa Wendler. “Um amigo me contou que uma amiga sua estava com depressão e pensando até em suicídio. É uma mulher linda e a chamei para ser modelo. Com a transformação que fiz a auto-estima dela aumentou. No dia seguinte recebi uma mensagem falando sobre a auto-confiança que ela resgatou a partir de uma simples maquiagem”. Outro exemplo que emociona a maquiladora foi ajudar uma jovem a reacender o interesse do namorado. “Ela me procurou pedindo uma transformação porque queria surpreender o namorado, pois achava que ele estava perdendo o interesse”.
Trabalhando somente com produtos importados, o know-how da jovem pode ser comprovado pela agenda de compromissos. “Já estou com a agenda fechada em dezembro. Também estou sendo solicitada para dar cursos para profissionais, iniciantes e de auto-maquiagem”.
Para Larissa Wendler, como qualquer outra arte, a maquiagem não deve obedecer regras. “Se um batom vermelho fica bem numa pessoa que pede a maquiagem para um evento pela manhã, eu vou colocar essa cor”. Para a maquiadora, o que importa é que a mulher se sinta bonita. “Auto-estima vai muito além de uma maquiagem que você lava e sai. É você se redescobrir, se valorizar e se amar".