As últimas semanas marcaram mudanças importantes no primeiro escalão da administração municipal e regional de Guarapuava. Duas secretarias estratégicas tiveram substituições consolidadas como permanentes. Na Secretaria de Obras, Tatiane Zeni deve ficar no cargo após atuar interinamente. Enquanto na Secretaria de Turismo, a vice-prefeita, Rosângela Virmond, assumiu oficialmente a pasta nesta quinta (27). Conforme informações da Comunicação da Prefeitura, Rosângela fica na titularidade dessa Secretaria.
Outra mudança de destaque ocorreu na 5ª Regional de Saúde, que passa para a gerência de Renata Brito Araújo. Com 27 anos de atuação na saúde pública e diversas especializações em gestão, Renata tem um novo desafio. Afinal, assume a responsabilidade de coordenar políticas estaduais em Guarapuava e outros 20 municípios da Região.
O movimento reforça o prestígio feminino na gestão municipal e regional. Além de demonstrar a confiança do prefeito Denilson Baitala e do Governo do Estado em lideranças mulheres. Em um cenário em que o Brasil ainda possui baixa representação feminina em cargos executivos e políticos, essas nomeações sinalizam avanços importantes para a equidade de gênero na administração pública.
Agora, os olhos se voltam para o trabalho que Tatiane Zeni, Rosângela Virmond e Renata Araújo desenvolverão nas áreas que vão comandar. O fortalecimento da presença feminina em cargos de liderança não é apenas uma conquista pessoal ou de gênero. Se trata de um passo coletivo que deve inspirar outras mulheres para que estejam em espaços de decisão e transformação.
Leia outras notícias no Portal RSN.