22/08/2023



Política

“A situação da Prefeitura é precária”, diz novo secretário de Administração

imagem-46565

Uma das surpresas do secretariado do prefeito eleito Cesar Filho, em Guarapuava, é o matemático Ivanês Joséfi. Ele assume a Secretaria Municipal de Administração, uma das principais pastas na estrutura administrativa da Prefeitura. Pós graduado pela Unicamp e mestre em estatística, Ivanês é auditor da receita Estadual e foi coordenador regional do Sistema Produtor Rural e do Fundo de Participação dos Municípios. Foi justamente essa experiência que o levou a elaborar um estudo sobre o perfil per capita da população guarapuavana, estudo que disponibilizou aos então candidatos a prefeito de Guarapuava. “O Antenor (Gomes de Lima, do PT) mandou um emissário, mas o Cesar Filho me chamou para entender melhor o que apresentei”, afirmou à REDE SUL DE NOTÍCIAS.

De acordo com a pesquisa, se Guarapuava é a nona economia paranaense, uma vez transformado em números percebe-se que a capacidade de investimento é muito baixa. Entre os 499 municípios paranaenses Guarapuava ocupa o 371º. lugar na distribuição do PIB (Produto Interno Bruto) per capita”, revelou. Significa dizer que Guarapuava está à frente apenas de quatro municípios da região, “numa situação muito complicada”..

A partir desse contato inicial, Ivanês foi convidado a fazer parte de algumas discussões para o plano de Governo e, posteriormente, passou a compor a equipe de transição. “Me assustei com a precariedade do sistema de informática da Prefeitura, com a falta de logística. Não existe nada integrado. As informações são individuais. A Prefeitura tem setores que não possuem computador”, afirmou. E é justamente esses problemas que Ivanês pretende atacar já no começo da administração. “Não nada institucionalizado e isso causa um prejuízo de informações muito grande”, observa. 
E são justamente esses problemas que Ivanês pretende atacar já nos primeiros dias da nova administração. “Vou ver a disposição das atividades inerentes à secretaria, implementar um sistema de controle de processos e procedimentos dentro da Prefeitura visando um melhor atendimento à população”, assegura. De acordo com o novo secretário, na Prefeitura não existe nota fiscal eletrônica quando todos os municípios brasileiros já estão implantando esse sistema. “Hoje não se pode ter um controle das aquisições. Temos que aproveitar a informática, as possibilidades que ela nos dá, seja para o município ou para o usuário”, diz.

Ivanês também garante que agirá dentro da lei. “Já disse ao prefeito que sou um legalista. Não faço nada que não esteja dentro da lei”, afirmou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo