22/08/2023

A TPM nossa de cada mês

imagem-85553

""

 

Você já teve aquela sensação de que a sua vida toda está de cabeça para baixo, que nenhum ser humano na face da Terra é capaz de compreender a sua angústia e que até o tic tac do relógio de um desconhecido pode lhe causar a irritação mais arrebatadora? Se sua resposta for sim, bem vinda ao universo feminino da TPM – Tensão pré-menstrual, ou também com bastante significado – Treinadas para matar, especialmente àqueles que gostam de fazer brincadeirinhas justamente no seu momento de surto quase psicótico.

Esse fenômeno na vida de praticamente a totalidade das mulheres é um verdadeiro pesadelo mensal. Quando a emoção vem pela sensibilidade, uma simples palavra mais ou menos mal colocada é capaz de ser o pingo d’água de um oceano transbordante de lágrimas. Nessas horas, uma caixa de chocolate e um litro de Coca-Cola podem ser um mergulho profundo no poço de lama no qual temos certeza de estarmos envolvidas, e no final das contas até um filme bem triste acompanhado das gordices nos serve como fonte de alívio momentâneo profundo.

Agora, quando o sentimento é mau humor, somente o tempo é o senhor da cura. Não há nada, nem ninguém que possa aliviar a angústia e o aperto no peito destruidor, ao detectar a dificuldade da resolução de “gigantescos” problemas como tirar o lixo da cozinha, explicar sobre um projeto básico numa reunião de trabalho ou fazer uma simples apresentação na faculdade.

Nesse período de baixa hormonal, penso que todas nós carregamos no inconsciente a dor coletiva das mulheres que foram reprimidas durante toda a nossa história. Acolhemos no coração o sentimento de todas aquelas que gostavam de caminhar sozinhas pelos campos, colhiam plantas para fazer chás ou demonstravam algum grau de desenvolvimento intelectual e por isso eram consideradas bruxas, torturadas e mortas em fogueiras.

É certo que podemos amenizar os sintomas desse nosso atual e verdadeiro inferno emocional com boa alimentação e exercícios regulares, mas por outro lado, não temos como negar o preço que pagamos, com esta espécie de mensalidade, pela sacralidade feminina de gerar vidas em nossos ventres, termos acesso a uma intuição sobrenatural e uma sensibilidade à flor da pele.

Para os homens que lêem este texto – pais, maridos, namorados, irmãos e filhos; segue um recado muito importante. No íntimo permanecemos maravilhosas e continuamos os amando, mesmo na TPM! Só não se aproximem com humor, porque nesses dias possuímos uma potência atômica prestes a explodir.  Verdadeiras mulheres bomba!

Às guerreiras de todo santo mês, se servir como consolo, vocês não estão sozinhas! Estamos unidas numa forte egrégora de poder e sempre sairemos vitoriosas assim que o primeiro dia do nosso ciclo menstrual fantasticamente chegar, nos dando a sensação de sermos as mulheres mais leves, flutuantes e felizes do mundo (quando não houver cólicas).

Além de todo o terror, vivamos visceralmente esta nossa feminilidade.

Avante, bruxas do século 21!

Força na majestade, rainhas!

Beijos,

Jo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo