22/08/2023

A vida do Home Véio em livro que será lançado hoje

imagem-99657

Da Redação

Toda vida dá uma história, um filme, um álbum de fotografias. Com Rutilio Loures Ribas não foi diferente.  É assim que o jornalista Mauro Biazi descreve a iniciativa de imortalizar a vida do “seo” Rutílio, nas páginas do livro Home Véio, a ser lançado nesta quinta feira (24), às 19, no Kuster Hotel, em Guarapuava.

Nascido no início do século passado,  ele marcou presença na vida guarapuavana ora como fazendeiro e empreendedor comercial, ora  com a sua imagem mais conhecida, quer seja a de uma pessoa dona de um humor impagável, de um estilo de vida que marcou época na cidade. 

Figura folclórica cuja lembrança habita em tantos e tantos guarapuavanos que conviveram com ele ou simplesmente ouviam e ouvem suas histórias, seus casos, piadas e tiradas que o colocam no cenário de Guarapuava, Rutilio precisava ter registrada sua passagem terrena. E é esse personagem folclórico,  com situações impagáveis, que o livro  retrata. Com o título “Home Véio”, em referência ao tratamento que dispensava a todos que conhecia,  o livro biografa sua vida em detalhes.  Convidado pelas duas filhas dele, Mauro Biazi dsse que  se sentiu à vontade para escrever sua biografia haja visto que boa parte da vida ele passou convivendo com o biografado, dado a intimidade que tinha com a família. 

Colhendo histórias daqui, entrevistando familiares e amigos acolá, o autor  espera ter escrito ou descrito de uma forma fiel a vida de Rutilio Loures Ribas.

O lançamento deverá acolher muitos guarapuavanos saudosos do Home Véio. Guarapuavanos que conviveram com ele ou simplesmente ouviam e ouvem suas histórias, seus casos, piadas e tiradas que o colocam no cenário de Guarapuava, Rutilio precisava ter registrada sua passagem terrena. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo