22/08/2023
Esportes Mundo RSN na Copa do Mundo

Abertura da Copa do Mundo 2022 surpreende o público

No primeiro jogo, a seleção anfitriã do Catar perdeu para o Equador de 2 a 0. Com o resultado é a primeira vez na história que o país-sede é derrotado na estreia da competição

Cerimônia de abertura da Copa do Mundo do Catar 2022 (Foto: REUTERS/Pawel Kopczynski)

A cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2022 ocorreu no início desta tarde. Assim, a celebração contou com o ator americano Morgan Freeman e Ghanim Al Muftah, um ativista que nasceu com uma condição rara. Contou ainda, com o cantor coreano Jung Kook, do BTS e o cantor catari Fahad Al Kubaisi, embaixador oficial da Copa.

Mascotes de todas as Copas do Mundo também estiveram presentes, como Zabivaka, do Mundial da Rússia em 2018, Fuleco, do Mundial do Brasil, em 2014 e Zakumi, da Copa da África do Sul, em 2010. Além disso, outras referências a edições passadas de Mundiais foram as músicas. Durante a cerimônia, pudemos ouvir ‘We Are One’, ‘Waving’ Flag’ e ‘Waka Waka’, todas que embalaram outras Copas.

La’eeb, o mascote da Copa do Qatar, também ganhou destaque. Dessa maneira, ergueram uma imagem dele de 20 metros de altura e 16 metros de comprimento por hastes nos estádios. Confira o momento:

La’eeb, mascote da Copa do Mundo do Qatar, durante a cerimônia de abertura (Imagem: Michael Steele/Getty Images)

PRIMEIRO JOGO

No primeiro jogo da Copa do Mundo 2022, a seleção anfitriã do Catar perdeu para o Equador de 2 a 0, neste domingo (20), no estádio Al Bayt. Assim, antes dos 20 minutos do primeiro tempo, o jogador Enner Valencia do Equador marcou o primeiro gol do Mundial.

Anteriormente, o primeiro gol foi anulado graças a tecnologia usada para ajudar o árbitro principal de uma partida de futebol a tomar a melhor decisão em lances duvidosos, como pênaltis ou impedimentos. Por fim, com o resultado é a primeira vez na história que o país-sede é derrotado na estreia da competição da Fifa.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.