Entrar no novo Museu Histórico de Entre Rios é fazer uma imersão na história da colonização suábia em Guarapuava. Desde a saída da longínqua ‘terra-mãe’, até a chegada em Guarapuava há 70 anos, tudo está registrado.
São fotos, objetos, instalações e muitas informações que podem ser vistos pelos visitantes. O Museu se tornou interativo, sensorial. E são essas as mudanças apresentadas nesta quarta (5), marcando o início das comemorações dos 70 anos de Entre Rios.
De acordo com Josiane Richter, coordenadora da Fundação Cultural Suábio-Brasileiro, fechado durante cerca de um ano adequações, o Museu agora estimula os sentidos. “Queremos que as pessoas que vêm ao Museu possam, de alguma forma, vivenciar essa história”.
Mas o que chamou a atenção do público foi durante a benção do novo espaço. Uma chuva rápida, calma, marcou presença. “É uma chuva de bençãos”, disse uma das pessoas no local.
PREFEITO DECLARA ABERTA A FESTA
Fazendo valer a tradição, a abertura da festa reuniu o público no Centro de Eventos Agrária. É ali que ocorrerá grande parte das atividades nos cinco dias de festa. Conforme os costumes, quem abriu a primeira torneira de chope foi o prefeito Celso Góes.
Antes, porém, ele colocou um avental para não molhar a roupa na hora do chope jorrar. Com um martelo nas mãos ele fixou a torneira. Assim sendo, o primeiro copo da bebida estava cheio. Conforme Jorge Karl, o barril veio da Alemanha, mas foi envazado em Entre Rios. E se o barril for mantido num lugar refrigerado o chope dura até seis meses.
Entre Rios é muito importante para Guarapuava. É uma alegria estarmos aqui nesta semana, pois recebemos a notícia do Ministério da Agricultura de que nossa cidade está entre os principais municípios do agronegócio brasileiro. Sabemos que Entre Rios tem uma parcela de contribuição grande nesse sentido.
Conforme disse o presidente da Agrária, Jorge Karl, completar 70 anos é um marco especial. “Com o passar dos anos, Entre Rios e a Agrária tornaram-se referências em vários aspectos. Por isso, queremos agradecer ao município de Guarapuava, que recebeu tão bem nossos pioneiros que aqui chegaram sete décadas atrás”.
Durante a tarde de hoje, a programação prevê ainda uma homenagem aos pioneiros; desfile de tratores antigos e lançamento do livre que conta a história de Entre Rios. Por fim, apresentações culturais e shows artísticos marcam o fim do dia e parte da noite.
Leia outras notícias no Portal RSN.