22/08/2023
Esportes

Abertura dos Jesp´s será nesta sexta com redução de 8 mil para 3 mil atletas

Embora as provas de atletismo e de tênis de  mesa já estejam acontecendo desde o início da semana, a abertura oficial dos Jogos Estudantis da Semana da Pátria acontecerá nesta sexta-feira (3), às 14 horas, no Ginásio Municipal Joaquim Prestes, o Joaquinzão, em Guarapuava. Após a solenidade de abertura, haverá um amistoso entre o Deportivo e a equipe de futsal da Faculdade Guairacá.

A edição deste ano do maior evento esportivo do município mostra uma queda considerável no número de participação de escolas e de atletas. De acordo com o site da Prefeitura, estão participando 3 mil atletas de 40 instituições de ensino. Só para se ter uma ideia da baixa no número de participantes em 2004 o eventos teve a adesão de mais de 8 mil atletas de 59 escolas e colégios de Guarapuava, número que se manteve até 2009, segundo registros da Rede Sul de Notícia.

Essa redução foi provocada pelo boicote de professores municipais à competição em resposta à falta de reposição salarial que se arrasta há quase cinco anos e que causa prejuízo de mais de 40% aos funcionários municipais.

"Tivemos uma reunião ontem, quinta-feira (2), com representantes de 30 escolas e apenas 6 estão participando dos Jesps em respeito a um trabalho que já existe", disse Cristtiane Wainer, do Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais (Sisppmug). A sindicalista observa também que os números de participação de alunos na edição deste ano pode não representar a realidade. "Um aluno pode ser inscrito em até três modalidades (atletismo, individual e coletivo) e cada inscrição conta uma participação, ou seja, um único atleta acaba se multiplicando em três na estatística de participação dos jogos", explica.

Cristtiane disse que o Sindicato lamenta a situação porque quem acaba perdendo, "em todos os sentidos", são os alunos. "Há falta de sensibilidade do prefeito para com essas questões", afirma.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.