22/08/2023


Geral Guarapuava

Abolição da Escravatura no Brasil é comemorada com apresentações em Guarapuava

imagem-133403

Da Redação, com assessoria 

Guarapuava – Mais de 270 alunos da Escola Municipal Hipólita Nunes de Oliveira, participaram nessa quinta feira (11), de apresentações muito especiais para lembrar o dia 13 de Maio, onde se comemora o Dia da Abolição da Escravatura no Brasil.

Dividida em duas apresentações, que contaram com teatro lúdico, músicas, livros e mostra de instrumentos musicais e brinquedos, a iniciativa teve por objetivo mostrar as crianças um pouco da história dos afrodescendentes. “Todos os anos nos lembramos da data tão importante para nosso país, pois é um momento de conhecer nosso passado. Hoje, realizamos performances que trabalharam com a história e que, com certeza, despertaram nas crianças a vontade de conhecer mais, além de reafirmar a sensação de que todos somos iguais”, ressaltou a diretora do Hipólita, Luciana Aparecida Scariott Amaral.

Quem também participou das apresentações, foi o grupo Pastoral Afro Brasileira, que realizou as peças teatrais e animou a criançada com as músicas. “Para nós é muito gratificante mostrar um pouco da nossa cultura para as crianças. Trazer a história da abolição para eles ajuda a reafirmar em cada um à sua própria identidade”, enfatizou Amanda Guiné Finger, que participa do grupo e que incentivou como professora da escola as apresentações culturais.

Para a aluna do quarto ano, Luana Marques Fernandes, nove anos, as apresentações mostraram o quão importante é não julgar as pessoas pela sua cor. “Conheço muitas crianças e adultos que são preconceituosas e isso não é legal. Aprendi muitas coisas hoje, principalmente com o teatro. Agora, vou contar tudo o que eles ensinaram para outros colegas e amigos”, disse a aluna.  

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo