22/08/2023
Economia Em Alta Guarapuava

Abrasel movimenta R$ 1 milhão na Festa da Cevada e do Malte

Abrasel disse também que foram gerados 500 empregos diretos e indiretos nos três dias da Festa Nacional em Guarapuava

Área de gastronomia da I Festa Nacional da Cevada e do Malte (Foto: Abrasel)

A movimentação financeira gerada na área gastronômica, na 1ª Festa Nacional da Cevada e do Malte, supera a casa de R$ 1 milhão. Com  isso, o evento ocorrido no último fim de semana,  demonstrou ser um poderoso vetor de desenvolvimento econômico para Guarapuava.

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), os três dias de programação atraíram cerca de 40 mil pessoas. A Festa ocorreu nas áreas interna e externa do Centro de Eventos Cidade dos Lagos. Conforme a entidade, a Festa gerou aproximadamente 500 postos de trabalho diretos e indiretos em mais de 50 estandes de gastronomia e cervejeiros.

A presença da Abrasel nos grandes eventos revela sempre a pluralidade da gastronomia local, dos restaurantes tradicionais à produção familiar. A Cozinha Raiz, de Priscilla Ortiz Toledo e o esposo, João Felipe, produtor de cebola, é uma dessas histórias. Associados há apenas dois meses, eles estrearam na festa apresentando geleias que unem técnica, memória afetiva e ingredientes locais.

“Faço geleias como a minha avó fazia: pouco açúcar, sem conservantes e com pedaços grandes de fruta”. De acordo com Priscila, a experiência é mastigar o sabor, sentir a textura. “É isso que nos diferencia”. Entre os destaques, a geleia de vinho com pimenta e o caramelizado de cebola, um encontro entre agricultura familiar, tradição e gastronomia contemporânea.

GERANDO OPORTUNIDADES

O presidente da Abrasel Centro-Sul do Paraná, João Rogério Dal Santo, enfatizou que estes indicadores refletem a estratégia da associação. “São eventos que geram oportunidades, fortalecem negócios e posicionam Guarapuava como polo de desenvolvimento regional.”

Para João Rogério, o sucesso é fruto de uma parceria estratégica público-privada eficaz entre a Prefeitura e a Abrasel, atuando como um motor econômico que integra gastronomia, turismo e a cadeia produtiva local. O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, prestigiou o evento, percorreu os estandes e experimentou os sabores de Guarapuava.

“Eu experimentei diversos sabores, inclusive produtos com malte, e digo que Guarapuava está no caminho certo ao agregar valor à produção”, validando o esforço de transformar commodities em produtos de maior retorno. Já a diretora executiva da Abrasel Centro-Sul, Patrícia Elias, destacou que a força do evento reside na sinergia de parcerias entre poder público, empresas e empreendedores.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.