22/08/2023



Brasil Educação

Termina hoje (1) o prazo para as inscrições para a segunda edição do Fies 2019

Ao todo são ofertadas 46.600 vagas em todo o país

fiespixabaysitevelho

Candidatos devem se inscrever até hoje (1) pelo site (Foto: Reprodução/Pixabay)

Terminam nesta segunda (1) as inscrições para os estudantes interessados em concorrer a uma vaga em curso superior por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os candidatos podem se inscrever no site às 23h59. A segunda edição de 2019 oferta 46.600 vagas em instituições de ensino privadas de todo país.

De acordo com o Ministério da Educação para participar do processo seletivo precisa ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, partir de 2010, e ter alcançado média igual ou superior a 450 pontos nas questões. Também deve ter tido nota superior a zero na redação.

Ademais, é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos, além de estar matriculado em um curso superior cadastrado no programa e que seja reconhecido pelo Ministério da Educação. Candidatos inadimplentes ou que já tenham sido contemplados anteriormente, contudo, não podem participar.

O resultado do processo seletivo sairá no site do Fies, em 9 de julho, em chamada única. Quem não for selecionado, entretanto, terá seu nome inserido na lista de espera e poderá preencher vagas eventualmente não ocupadas. Essa etapa vai ocorrer de 15 a 23 de julho.

Em 2019, o Fies disponibiliza 100 mil vagas para cursos superiores. Na edição do primeiro semestre, foram ofertadas 53.400 oportunidades. Do total, 43.606 já estão contratados fechados e quase 10 mil em processo de contratação. Já no segundo semestre, o número de vagas teve aumento de quase 20%, sendo 46,6 mil em 2019, contra 39 mil em 2018.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo