Da Redação, com assessoria
Guarapuava – Os acadêmicos do sétimo período do curso de Biomedicina, da Faculdade Campo Real, realizaram uma visita técnica na Cooperativa Agrária, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava. A ação foi promovida pela professora Adelia Grzybowski, por meio da disciplina de Optativa I, que trabalha conceitos de bioprocessos e tecnologia das fermentações para a produção de bebidas.
No universo das bebidas está a cerveja, bebida milenar obtida por meio da fermentação com levedura de mosto constituído por água, malte, lúpulo e eventualmente complementos e/ou coadjuvantes. O processo de obtenção do malte, denominado maltagem, que é germinação controlada de grão de cereais, para produção de enzimas necessárias para conversão do amido em açúcares fermentáveis.
A Cooperativa Agrária possui a fábrica Agrária Malte, responsável por suprir cerca de 25% do mercado brasileiro de malte, sendo a maior maltaria comercial do Brasil e 17ª do mundo. “A visita técnica foi de importante enriquecimento curricular aos alunos da disciplina Optativa I – Biotecnologia, onde foi realizada visita ao museu, maltaria e cervejaria experimental, proporcionando assim uma visão panorâmica do potencial produtivo da região de Guarapuava”, explica a professora Adelia.