Acadêmicos de enfermagem da Faculdade Guairacá conferiram a exposição “O Fantástico Corpo Humano”, que está instalada no Shopping Palladium, em Curitiba.
O “Fantástico Corpo Humano" dá um mergulho para dentro dos sistemas — pele e ossos, dos pés à cabeça, com o objetivo de ajudar as pessoas a tomarem decisões mais informadas sobre os cuidados com a saúde e estilo de vida
Acompanhados pela professora Maria Emília Marcondes Barbosa, apreciaram a mostra no último final de semana, que já foi vista por mais de 10 milhões de pessoas pelo mundo, com exibições completas de corpos humanos, em poses do dia-a-dia. São espécies humanas reais, como as utilizadas em universidades e hospitais, preservadas para fins educativos por um processo chamado de plastinação.
De acordo com a professora, o método surpreende por conservar os corpos e órgãos de forma bem diferente da utilizada nas faculdades de medicina, pois consiste em trocar a água e a gordura dos tecidos por polímeros; esse processo priva as bactérias do que elas precisariam para sobreviver. O procedimento foi criado pelo artista e cientista Gunther von Hagens, em 1977.
Segundo a enfermeira, a exposição ajuda a ver e compreender as doenças de maneira nova, pois enfatiza problemas de saúde, como câncer de mama, câncer de cólon, cirrose hepática, artrite, osteoporose e fraturas ósseas. Também ilustra danos ou lesões a órgãos, como os causados por tabagismo e obesidade.