22/08/2023


Geral Guarapuava

Acadêmicos da UTFPR cobram mais linhas e horários de transporte coletivo

imagem-130990

Jonas Laskouski

Guarapuava – A entrega de seis novos veículos de transporte coletivo, que aconteceu na tarde desta segunda (03), em Guarapuava (leia mais AQUI), gerou cobrança por parte de alunos da UTFPR, que fica localizada no bairro planejado Cidade dos Lagos.

Após a publicação de um post no perfil da Prefeitura de Guarapuava, no Facebook, boa parte da comunidade acadêmica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná se manifestou pedindo mais horários de ônibus entre a instituição e o Terminal do Trevo, como você pode ver clicando abaixo:

"É o cúmulo ir pra faculdade de tarde sendo que tenho apenas aula no último horário de noite, além de perder uma hora para chegar na faculdade tenho que ir mais cedo porque não tem mais ônibus que possa chegar um pouco mais tarde na faculdade por falta de horário", desabafa Leonardo Alves.

O Centro Acadêmico de Engenharia Civil da UTFPR também se manifestou. "A demanda de ônibus na UTFPR já passou a muito tempo da quantidade ofertada pela prefeitura. Nós alunos, temos que passar pelo mesmo problema todos os dias, poucos horários de ônibus! O que acarreta na super lotação, ultrapassando o limite de pessoas dentro do ônibus fazendo que o transporte, além de ficar mais perigoso, seja super desconfortável e muitas vezes quase impossível de se usar, pois não cabe tantas pessoas dentro de apenas um ônibus. Só estamos pedindo uma maior quantidade de horários de ônibus na nossa faculdade, pois com isso todos os problemas seriam resolvidos e as reclamações cessarão."

Segundo o acadêmico Eduardo Osovski, "hoje somos mais de 900 discentes e existem apenas 10 linhas que fazem o trajeto, sendo apenas três delas exclusivas para instituição. Essa conta não bate". diz Eduardo. "E olha que de conta a gente entende."

Em resposta aos comentários dos acadêmicos, a Prefeitura de Guarapuava sugeriu que a Comunidade Acadêmica encaminhe ofício ao COMUTRA [Conselho Municipal de Trânsito], informando quantas e quais são as linhas e horários disponíveis no momentos e qual a reivindicação que os atenderia melhor. "O conselho se reúne a cada 2 semanas na Surg, e é o órgão que fará a intermediação essa solicitação junto à empresa de transporte", disse.

Ainda segundo os acadêmicos, um abaixo-assinado já foi feito e inclusive, ofícios já foram encaminhados à Prefeitura anteriormente, mas até agora nada foi resolvido.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo