Da Redação, com Assessoria
Guarapuava – Acadêmicas de fisioterapia da Faculdade Guairacá estão selecionando voluntários para participar de quatro projetos destinados às pessoas com cefaleia do tipo tensional (tipo de dor de cabeça por tensão), mulheres que tiveram câncer de mama e fizeram a mastectomia, além de mulheres interessadas em receber a massagem estética para gordura localizada e celulite.
As pesquisas têm a orientação da professora Hilana Rickli Fiuza Martins e os dados serão utilizados para a elaboração de trbalho para xconclusão de cursos (TCC) das acadêmicas . Durante as pesquisas serão aplicados questionários e realizados testes para verificar os efeitos dos tratamentos realizados. Na pesquisa com mulheres que fizeram mastectomia, será realizada a avaliação das repercussões dessa cirurgia na capacidade funcional”.
Segundo a professora Hilana, como são projetos independentes, eles ocorrem em dias e horários variados nas Clínicas Integradas Guairacá. Quem tiver interesse em participar, pode entrar em contato com as acadêmicas:
Projeto 1: Reeducação postural global (RPG) para cefaleia tensional. Público alvo: homens e mulheres com idade entre 20 a 35 anos que apresentem dor de cabeça por tensão muscular. Acadêmica Deborly Cristina DalzottoKunast, telefone para contato: 8404-0801.
Projeto 2: Avaliação da capacidade funcional de mulheres mastectomizadas. Público alvo: mulheres com idade entre 30 a 65 anos e que tenham realizado amastectomia há mais de um ano. Acadêmica Elaine Thainá Azevedo, telefone para contato: 8407-0097 ou 3649-1202.
Projeto 3: Massagem modeladora para gordura abdominal. Público alvo: mulheres com idade entre 18 a 30 anos com queixa de gordura localizada no abdômen. Acadêmica Letícia Ferreira Vigo, telefone para contato: 9976-3462.
Projeto 4: Massagem modeladora e drenagem linfática em celulite. Público alvo: mulheres com idade entre 18 a 30 anos com celulite. Acadêmica Suellen Aparecida de Oliveira, telefone: 9870-3765 ou 88351894.
TÉCNICAS
Reeducação postural global (RPG)
A cefaleia é todo processo doloroso no segmento cefálico, sendo a desordem neurológica mais prevalente, vivenciada por grande parte da população. Nas inúmeras classificações do tipo tensional destaca-se pela alta prevalência, sendo frequente nos indivíduos tensos e ansiosos. O RPG trata-se de uma técnica de tratamento fisioterapêutico que aplica posturas ativas e simultâneas, isométricas em posições excêntricas dos músculos da estática aplicadas em decoaptação articular progressiva e pode ser um recurso para o tratamento da cefaleia tensional. Objetivo do trabalho: analisar os efeitos do RPG em indivíduos com cefaleia do tipo tensional.
Massagem modeladora para gordura abdominal
A gordura localizada é uma hipertrofia das células adiposas uniloculares, o que determina abaulamentos diversos em razão do volume existente. Dentre os recursos terapêuticos utilizados pela Fisioterapia Dermato-Funcional no tratamento da gordura localizada, a massagem modeladora é bastante utilizada. A cafeína, como princípio ativo dermatológico, exerce ação no tecido adiposo subcutâneo, tendo um efeito lipolítico. Objetivo do trabalho: verificar a eficácia da massagem modeladora e comparar os efeitos da massagem modeladora associada à utilização de creme com o princípio ativo cafeína na redução da gordura localizada da região abdominal.
Massagem modeladora para celulite
O fibro edema gelóide (celulite) é uma afecção estética que afeta a maioria das mulheres e com o passar do tempo pode agravar sua apresentação. É uma das causas que levam a insatisfação com a imagem corporal fazendo com que a procura de tratamentos estéticos aumentem. Dentre as variedades de técnicas de tratamento têm-se a Drenagem Linfática Manual (DLM) e a massagem modeladora, ambas têm efeito na circulação concomitante ao fibro edema gelóide. Objetivo do trabalho: analisar os efeitos da massagem modeladora e comparar com os efeitos da massagem modeladora associada à drenagem linfática manual no fibro edema gelóide grau II.
Capacidade funcional em mulheres que fizeram mastectomia
O impacto gerado pelo diagnóstico câncer de mama e o tipo de tratamento escolhido provocam um impacto direto na funcionalidade das mulheres submetidas amastectomia.