22/08/2023
Agronegócio

Acadêmicos de veterinária promovem eventos técnicos

imagem-50852

Preparar profissionais para a entrada no mercado de trabalho, difundir informação técnica e deixar a sala de aula mais próxima, efetivamente, do campo faz parte do projeto “Ciclo de palestras de Produção e Sanidade”, desenvolvido pelo departamento de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
Este é o segundo ano que o projeto acontece por meio de um trabalho referente à disciplina de Extensão e Desenvolvimento Rural, ministrada e coordenada pelo professor Marlon Richard Hilário da Silva. A ideia é fazer com que os alunos organizem mini eventos ou palestras com temas pertinentes à pecuária, contatando palestrantes, buscando patrocínios e divulgação.

Assim, a partir desta semana iniciam os ciclos de palestras promovidos pelos acadêmicos. O projeto envolve 40 alunos do 5º ano de Medicina Veterinária da Unicentro. “Vamos realizar estes eventos nas mais diversas áreas como, qualidade de leite, manejo reprodutivo, nutricional, inspeção de produtores de origem animal, manejo agrossilvipastoril, conforto e bem estar animal, casqueamento em equinos, ovinos de corte, suínos e outros temas”, disse o professor. Ele comentou que houve uma preferência por parte dos estudantes em trazer informação para o melhor desenvolvimento da bovinocultura leiteira.

O professor destacou também a importância das parcerias para concretização do projeto. “É de grande valia as parcerias, são colaborações mútuas. Primeiro porque acaba enriquecendo o aluno ao ter contato com a atividade profissional, além do relacionamento com as empresas e apoio na divulgação”.
A intenção também é, conforme disse o professor, trazer informação técnica sobre os principais entraves que acometem a cadeia produtiva do tema escolhido, e consequentemente, trazer benefícios aos produtores no que diz respeito à produtividade e rentabilidade.

Todos os eventos serão gratuitos, a inscrição será apenas 1 quilo de alimento não perecível. O professor destacou a importância da preocupação social para o projeto Extensão Rural e da Universidade como um todo. “O departamento vai realizar as doações de alimentos para entidades assistenciais da região”.

O acadêmico de Medicina Veterinária, Guilherme F. de Mattos Leão comentou sobre a oportunidade de realizar este evento e objetivo do I Unileite. “O Brasil é quinto o maior produtor de leite do mundo, mas a produtividade por animal é baixa e um dos principais entraves é a nutrição. Por isso, escolhemos esse tema”.

As palestras e cursos têm o apoio do Sindicato Rural de Guarapuava, que forneceu pastas, canetas e apoiou na divulgação, através de seu departamento de comunicação. Silva falou sobre o papel da entidade em colaborar com eventos que promovem a capacitação dos produtores. “Eu sempre considero uma via de mão dupla. Nós ganhamos, mas a entidade também porque pode repassar os conhecimentos para os seus associados”.

Programação

No mês de abril acontece I Unileite hoje (10), a partir das 18h30, no Auditório Central do campus Cedeteg; no dia 12, palestras sobre Qualidade de Leite, a partir das 19 horas, também no Auditório Central; no dia 17, o evento vai abordar as peculiaridades de doenças de impacto econômico, às 19 horas, no auditório central e dia 24, palestras sobre a Integração agrossilvopastoril, conforto e bem estar animal, a partir das 19 horas, no miniauditório Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite (Cedeteg).

Já em maio, haverá a realização de um mini curso de casqueamento em equinos no dia 04, das 7h30 às 16 horas, no miniauditório Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite (Cedeteg). Nos dias 10 e 11 haverá um curso de medicina veterinária legal – módulo básico, às 18h45 no dia 10, e às 8 horas, no dia 11, no miniauditório.
E ainda no dia 15 de maio, um ciclo de palestras sobre nutrição e reprodução de vacas leiteiras, a partir das 19 horas, no miniauditório. Por fim, no dia 27, serão promovidas palestras com o tema “Suinocultura em foco” às 19 horas, no miniauditório.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.