22/08/2023
Educação

Acadêmicos elogiam estrutura da UTFPR

imagem-67420

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) deu o pontapé de início no ano letivo em Guarapuava nesta segunda feira (24). Após o adiamento  por problemas na acessibilidade ao Câmpus, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as novas instalações.

Para a acadêmica de Engenharia Mecânica Andressa Boeno de Lima, a estrutura do Câmpus é exatamente como ela esperava. “Tudo que precisávamos. Eu me preparei para ingressar na UTFPR no curso de Engenharia Mecânica e sempre tive como referência a excelência de ensino e estrutura. De ensino já constatei no primeiro semestre e agora estou conhecendo a estrutura. Aprovo, recomendo e estou feliz por crescer como acadêmica em uma estrutura como esta.”

Acadêmicos de Engenharia Mecânica Maikon e Ezequiel

São cerca de 500 acadêmicos que agora contam com a sede própria da instituição. “Me sinto lisonjeado por estar aqui, feliz com a casa nova, nossa casa. Este é um sonho que poucos realizam por se tratar de um processo rigoroso de seleção.  Achei que não iria passar em uma federal. Hoje estou aqui dando continuidade ao meu curso e orgulhoso da estrutura do Câmpus”, comemora o paulistano Maikon W. Borges Ribeiro. O colega de turma de Maikon, o catarinense de Porto União Ezequiel Lima, concorda. “Uma estrutura magnífica que vem somar com a qualidade de ensino que temos e agregar valor para Guarapuava. Todos estão de parabéns”.

Mas não são somente os acadêmicos que comemoram. O recém-contratado diretor do Departamento de Serviços Gerais do Câmpus, o guarapuavano Anthony Luiggi Egiert vê na UTFPR um novo momento para Guarapuava. “A UTFPR traz um nicho de cursos específicos na área tecnológica que é a alavanca para o desenvolvimento da cidade. Nossa região é rica e com vias de acesso para todo o Paraná e este Câmpus vem contribuir com o potencial que já temos e precisamos incrementar”.

Professor João Paulo Aires, diretor-geral do campus de Guarapuava

Segundo o diretor-geral do Câmpus de Guarapuava, professor João Paulo Aires no projeto final constam 12 blocos didáticos, centro esportivo, biblioteca, bloco administrativo e área de convivência.

No momento já estão em funcionamento os Blocos A – onde funciona provisoriamente o setor administrativo, o Bloco B – com salas de aulas e laboratórios de física e informática, o Bloco C – com laboratórios de Materiais, Cad, Vibrações, Eletrotécnica e Máquinas Térmicas e de Fluxos, Bloco D – com laboratórios de Metrologia, Máquinas de Soldagem, Hidraúlica e Pneumática, Bloco E – com laboratórios de Processos de Fabricação, Máquinas de Usinagem, Conformação e Processos de Fabricação e o Bloco F com salas de aulas e laboratórios de química e informática. Também estão em funcionamento o Restaurante Universitário e a Biblioteca do Câmpus.

Atuando em 13 municípios do Paraná: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Santa Helena, Pato Branco, Ponta Grossa, Toleto e Guarapuava, a UTFPR tem mais de 100 anos de história na área de ensino, de pesquisa e extensão. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.