22/08/2023



Geral

Acadêmicos realizam visita técnica em obras da BR 277

imagem-82448

Cristina Esteche com assessoria

Estudantes de Engenharia Civil visitam duplicação da BR-277 em Guarapuava

A concessionária Caminhos do Paraná recebeu, na manhã desta (25), um grupo de estudantes do oitavo período do curso de Engenharia Civil das Faculdades Guarapuava. Na visita, que durou cerca de 90 minutos, os futuros engenheiros tiveram a oportunidade de ver de perto as obras de construção da segunda ponte sobre o Rio das Mortes, que faz parte da duplicação da rodovia BR-277. Dois engenheiros da concessionária, além do engenheiro Gilberto Piva, responsável pela construção da ponte, explicaram com detalhes as técnicas utilizadas para implantação dos pilares e aprenderam sobre a construção das vigas pré-moldadas em um canteiro de obras ao lado da rodovia.

Para a estudante Aline Suchow, a visita foi muito enriquecedora. “É a primeira obra do gênero que visitamos, e vimos aqui a aplicação do que aprendemos na teoria, em sala de aula”, explica. O professor responsável pelo grupo, Eduardo Ribeiro, também acredita na importância desse tipo de atividade. “É imprescindível oferecer essa visão prática, poder demonstrar as soluções de engenharia e como se contornam obstáculos nem sempre previstos no projeto”, comenta Ribeiro.

A aula de campo faz parte do EcoCaminhos, programa que reúne ações de desenvolvimento das condições socioambientais, por meio do fortalecimento da educação e do turismo nas regiões em que a Caminhos do Paraná está presente. A Faculdade Guarapuava é a quinta instituição de ensino superior a visitar obras da concessionária. As Universidades Federal e Tecnológica do Paraná (UFPR e UTFPR), Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) também já participaram do programa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo