22/08/2023



Educação Guarapuava

Acadêmicos criam ‘startup’ que vai auxiliar moradia compartilhada

Plataforma vai auxiliar estudantes a encontrar o companheiro certo para dividir moradia levando em conta, principalmente, a afinidade

STARTUP3

Acadêmicos criam ‘startup’ que vai auxiliar moradia compartilhada (Foto: Gilmar Lejambre)

Uma ‘startup’ desenvolvida por acadêmicos de Engenharia Mecânica da Universidade Tecnológica Federal, campus de Guarapuava, será lançada em Guarapuava já em 2020. Trata-se da ‘JustHome’, uma plataforma digital de compartilhamento de moradias e que tem estudantes como público alvo.

De acordo com o acadêmico Gilmar Lejambre, o diferencial é que o interessado responde a um questionário, que ajudar a identificar se existe afinidade entre as pessoas que irão compartilhar o mesmo espaço.

“A plataforma nasceu da observação de um problema real de várias pessoas, e em especial de universitários, que é a questão de compartilhamento de moradia”.

Conforme o acadêmico, muitas pessoas precisam dividir moradias para economizar ou até mesmo para ter companhia no dia a dia. “Com essa demanda surgiu o seguinte problema: várias pessoas por motivos pessoais acabam saindo do lar compartilhado, deixando quem fica, com todos os gastos e um quarto vazio”.

Assim, ao mesmo tempo que isso ocorre, várias pessoas estão chegando na cidade, e procurando um lar que caiba no seu orçamento.

“Pensando nisso, a gente criou a JustHome, uma plataforma onde os usuários poderão fazer anúncios de suas moradias com todas as especificações de valores, e quem está procurando vai poder fazer a busca num sistema de match”.

Para chegar ao ponto final, os acadêmicos envolvidos no projeto, conversaram com diversas pessoas que dividem moradias. Eles são os sócios: André Justus (publicitário), Danilo Pinotti (desenvolvedor) e Gilmar Lejambre (coordenador).

AFINIDADE

Equipe de alunos e professores na premiação (Foto: Gilmar Lejambre)

Segundo Gilmar, os pesquisados relataram que o principal problema seria a afinidade.

Pensando nisso também, desenvolvemos um questionário de afinidade. Será algo perto de 12 perguntas, onde o anunciante da moradia e quem está fazendo a busca vão responder. Após responderem, o sistema irá gerar um percentual de afinidade entre as pessoas. Então nossa ideia é solucionar dois problemas, encontrar um lar para as pessoas e encontrar pessoas mais adequadas para você conviver.

De acordo com o Sebrae, cinco ‘startups’ foram apresentadas para uma banca de investidores na última semana. Conforme o Sebrae, entre as premiações para a ‘Startup Destaque’ estão a incubação no Hotel Tecnológico da UTFPR, bolsa de pós-graduação na Faculdade Guairacá. Além de consultorias, vagas no Empretec e subsídios para participação em eventos da área, através do Sebrae no Paraná.

GARAGE

O Programa, que teve duração de quatro meses, disponibilizou 40 vagas e trabalhou fases com avaliações específicas. A primeira fase foi da descoberta. Assim, incluiu ‘workshops’ sobre times de alta performance, mercado, ideias e modelo de negócios. De acordo com o Sebrae, a fase seguinte tratou do produto, com temas como a validação de mercado, prototipação, canais de vendas e modelo financeiro.

Já na fase de mercado foram trabalhados temas como o planejamento de marketing, preparação para vendas, aspectos jurídicos. Além da participação de investimentos e banca com investidores. Conforme o consultor do Sebrae/PR, Marcos Ambrósio, a Startup Garage auxilia no fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo local e regional. Assim, oferecendo aos acadêmicos um ambiente propício para a criação de startups.

“O objetivo é incentivar a visão empreendedora nos acadêmicos e mostrar que é possível ter o próprio negócio”. As startups desenvolvidas no programa são de setores como agritech, construtech, edutech e socialtech.

DETERMINAÇÃO

O coordenador de Comunicação e Marketing, da Faculdade Guairacá, Jean Koszalka, ressalta que selecionou os acadêmicos mais determinados, com vontade de empreender e capazes de entender a nova tendência do mercado.

Através do programa conseguimos vislumbrar a mudança no perfil dos participantes, que estão mais críticos, atenciosos ao mercado e com diferencial competitivo.

O professor e diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, da UTFPR, Adriano Martins Souza, ressalta que a instituição de ensino possibilita aos acadêmicos a oportunidade de experimentarem ações junto ao mercado antes mesmo da conclusão da graduação.

“A parceria com o Sebrae/PR é primordial e é o combustível para rodarmos boa parte daquilo que colocamos como desafio. O Startup Garage é mais um resultado do estreitamento da UTFPR com o Sebrae/PR”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo