22/08/2023
Educação

Acadêmicos têm aula sobre matemática inclusiva na Guairacá

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Da Redação, com assessoria 

A presença de estudantes com algum tipo de deficiência visual tem sido bastante comum na educação infantil, nas séries iniciais do ensino fundamental e até mesmo no ensino superior. Para tanto, acadêmicos do 3º Período de Pedagogia da Faculdade Guairacá estão aprendendo a trabalhar com o Soroban, instrumento de cálculo japonês utilizado por estudantes com deficiência visual.

A atividade faz parte da disciplina de Fundamentos e Metodologia para o Ensino de Matemática, ministrada pela professora Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski que explicou a importância do conhecimento sobre o utensílio. “O objetivo dessa aula é fazer com que os acadêmicos, enquanto professores, saibam desenvolver aulas de matemática inclusiva”, ressaltou. Segundo a professora, além de realizar contas com rapidez e perfeição, o Soroban ajuda a desenvolver a concentração, atenção, memorização, percepção, coordenação motora e cálculo mental.

Na aula, eles puderam contar com a participação dos estudantes Anderson, Renilson e Heverton da Apadevi (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais), que trouxeram contribuições importantes de suas práticas com o instrumento.

Cristina Esteche

Jornalista

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