22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Acampamento Nossa Senhora de Belém começou nesta quinta, em Guarapuava

imagem-145181

Da Redação

Guarapuava – O acampamento que já formou mais de mil lideranças religiosas em Guarapuava está de volta, com nova denominação e agora setorizado. O antigo Sorriso de Maria, agora Nossa Senhora de Belém, começa nesta quinta (02), na chácara da Diocese de Guarapuava, na localidade de Saltinho, no distrito de Guairacá. De acordo com o padre Itamar Turco, coordenador do evento religioso, serão quatro dias de retiro espiritual.

Segundo o sacerdote, o acampamento agora passa a ser por paróquia. "Cada paróquia organiza o seu retiro e hoje começa o da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Vila Primavera". Outra mudança é que se anteriormente o Sorriso de Maria aceitava cartas pedindo vaga, hoje essa possibilidade não existe mais. "Cada paróquia conhece o seu paroquiano e o convite deve ser feito por um campista". Segundo o padre, há mais de três mil pessoas na fila, esperando uma oportunidade. Em janeiro será a vez da Catedral Nossa Senhora de Belém e em fevereiro, a Paróquia Santana.

Esse tipo de acampamento ou retiro é uma adaptação de treinamento de liderança empresarial e foi criado na Igreja pelo então Papa João Paulo II para um novo conceito de evangelização.

"Com esse retiro a pessoa passa por uma experiência consigo mesma, despertando nela a necessidade de conviver de bem com o próximo".

Envolto num certo mistério – que é um dos principais atrativos do retiro – a metodologia leva o participante a rever a sua participação na sociedade. "A transformação é certa". Porém, segundo o padre Itamar, o retiro não resolve nenhum problema patológico de depressão e não resolve nenhum problema conjugal, como pensam muitas pessoas. "É uma transformação pessoal", diz o padre.

Mais informações podem ser obtidas nas paróquias da Diocese de Guarapuava.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo