22/08/2023



Geral

Ação de conscientização sobre a dengue é realizada em Cmei

imagem-112437

Da Redação, com Assessoria 

Laranjeiras do Sul – Os estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Adelina Dutra Boeira comprometidos em desenvolver um trabalho sério, afim de contribuir com ações de prevenção e incentivo às atitudes que evitem a proliferação do mosquito Aedes aegypti e por consequência as doenças que transmite, realizaram no mês de abril várias atividades.

Alunos, funcionários, professores e pais promoveram ações de conscientização na comunidade. Eles realizaram passeata de alerta, visitaram casas colocando adesivos onde estava tudo em ordem, distribuíram panfletos, decoraram vitrine de loja para divulgar suas ações, apresentaram um vídeo sobre os efeitos da Crotalária (planta utilizada como repelente natural de combate ao mosquito Aedes aegypti) e, distribuíram sementes da planta aos pais que participaram.

Dulce Romancini, diretora do CMEI, explicou que os professores com o apoio da coordenação e equipe pedagógica, realizaram uma pesquisa onde descobriram que a crotalária atrai a libélula, um inseto que é predador do mosquito da dengue.

"Ela também coloca ovos em água parada, assim como o Aedes. E as larvas dela se alimentam das larvas do mosquito transmissor da dengue. Além disso, quando adulta, a libélula se alimenta de pequenos insetos, incluindo o Aedes aegypti".

De acordo com Dulce, as atividades continuam com os alunos dentro das salas de aulas, porque eles representam um grande potencial de agentes conscientizadores.

“Não vamos parar por aqui. Pois este é um trabalho que demanda tempo e, persistência”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo