22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Acervo do Museu de Ciências Naturais da Unicentro é destaque no Paraguai

Acervo itinerante levado ao país vizinho conta com 100 peças

museu-ciencias-naturais-unicentro-1

O trabalho desenvolvido pelo Museu de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está sendo destaque, nesta primeira semana de junho, no Paraguai, durante a realização do Congresso Internacional do Meio Ambiente. O convite de participação foi feito pela da Universidad Nacional del Est. Esta será a primeira exposição internacional do museu, que, em Guarapuava, está localizado no Parque das Araucárias.

(Foto: Ascom Unicentro/Divulgação)

“A exposição do Museu de Ciências Naturais será feita na Universidade Nacional del Este del Paraguay (UNE), a convite da Reitoria da Instituição paraguaia”, conta o diretor do Museu, professor Maurício Camargo.

De acordo com informações da assessoria de comunicação da Unicentro, a possibilidade de expor o acervo itinerante na universidade paraguaia foi vislumbrada durante uma visita de dirigentes da instituição de Ciudad del Est aos campi da Universidade em Guarapuava e, também, ao Museu, que fica no Parque das Araucárias. Já as tratativas para a realização da exposição, segundo o professor Marcio Fernandes, ficou sob os cuidados do Gabinete da Reitoria da Unicentro.

“A Universidade mantém uma cooperação ampla com a Universidad Nacional del Est, no Paraguai, uma das oito universidades públicas do país vizinho. Quando eles estiveram aqui, ficaram bastante encantados com o que viram e fizeram uma sondagem sobre o a possibilidade de participação, de alguma maneira, do Museu em atividades da Universidade, de maneira que a comunidade acadêmica de lá pudesse ver a exposição. Isso tudo porque nosso Museu é bastante raro, bastante ímpar”.

(Foto: Ascom Unicentro/Divulgação)

O acervo itinerante, levado ao Paraguai, conta com 100 peças. De acordo com o professor Maurício, quem visitar a exposição poderá conferir amostras de minerais, fósseis e insetos.

“São aproximadamente 62 gavetas de insetos. Também vão alguns animais taxidermizados e levaremos alguns ossos de baleia, que é para deixar a exposição mais bonita, mais interessante com algumas coisas diferentes para um atrativo maior para o público. É uma pequena amostra do que nós temos dentro do Museu”.

A participação da Unicentro no Congresso Internacional de Meio Ambiente será custeada pela Universidad Nacional del Est. Além disso, de acordo o professor Maurício, a delegação também conta com o apoio da Prefeitura de Guarapuava.

“Estamos indo, praticamente, a custo zero pela Universidade. A Prefeitura é uma grande parceira da Universidade e do Museu e colaborou conosco com dar uma van, que vai nos transportar o material até Foz do Iguaçu e em Foz do Iguaçu vai ter um veículo da UNE, que irá buscar”.

Para o professor, o convite é uma forma de reconhecimento de todo o trabalho de preservação das peças desempenhado pela equipe do Museu, pela Unicentro e pelo Município de Guarapuava.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo