22/08/2023


Geral Paraná

Acervo do MON terá quadros de Valdir Cruz

imagem-127754

Da Redação

Guarapuava – Quatro quadros com imagens de pessoas e paisagens de Guarapuava. de autoria do fotógrafo Valdir Cruz, foram adquiridos nesta terça feira (14), pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. Os quadros farão parte do acervo permanente do MON. Entre os escolhidos, estão um quilombola, um catador de batatas, um tropeiro velho e outra imagem, ainda não escolhida.

O anúncio foi feito pelo próprio Valdir Cruz à RedeSul de Notícias. O guarapuavano, que escreveu a maior parte da sua história profissional em Nova Iorque, onde mora há mais de 30 anos, lamenta o fato de não ter conseguido trazer a exposição para ser mostrada aos conterrâneos. A temporada do trabalho “Valdir Cruz: Imago – o olhar do sabiá”, ficou exposta durante seis meses no MON. Leia aqui.

"Estava a um passo de Guarapuava, mas não consegui levar os quadros", desabafa. 

A exposição apresentou três ensaios, todos com temas paranaenses: Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (1991 a 1993), com 30 obras; o ensaio O caminho das águas (1994 a 2005) com 14 fotografias, e o ensaio Guarapuava (1982 – 2011), composto por 36 fotografias da cidade natal do artista, que juntos somam um total de 80 imagens.

Agora, Valdir Cruz abrirá a venda de alguns quadros em seu ateliê, em São Paulo.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo