O Instituto Água e Terra (IAT) liberou o acesso à trilha da base do Salto São Francisco. No entanto, para visitação o público deve estar acompanhado de operadores e condutores especializados cadastrados no IAT. A interdição da trilha aconteceu em julho de 2022.
O anúncio ocorreu durante reunião com a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila, e o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, essa semana. Conforme Andreguetto, o turismo esta cada vez mais alavancado. Além disso, traz ótimos resultados econômicos para o Município, “gerando assim emprego e renda para a comunidade”.
A trilha é de difícil acesso e exige atenção e experiência para que o turismo seja feito da melhor forma possível com as empresas e condutores credenciados, comprovando que cumprem com os requisitos de segurança.
CADASTRAMENTO
O cadastramento de empresas de turismo, agentes e condutores interessados devem ser feitos no site do IAT, aba ‘Esporte de aventura e Montanhismo’. Em seguida basta solicitar a autorização na prestação de serviços das atividades de ecoturismo e esportes de aventura nas Unidades de Conservação Estaduais administradas pelo IAT. Neste caso, o Parque Estadual São Francisco da Esperança.
De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura esta autorização faz parte do projeto Parques Paraná. Ele busca incluir a sociedade nas atividades permitidas em Unidades de Conservação, com o objetivo do uso público consciente. Desse modo, baseado na educação ambiental, pautada no respeito aos remanescentes florestais e à fauna.
Leia outras notícias no Portal RSN.