22/08/2023



Geral Guarapuava

Ações do Outubro Rosa começam nesta segunda (02) em Guarapuava

imagem-143135

Da Redação, com assessorias

Guarapuava – As ações do Outubro Rosa já iniciaram em Guarapuava. Na manhã desta segunda feira (02) às 9h, foi dada a largada da Caminhada Rosa, que saiu da Praça Cleve com destino à Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava. 

Camisetas e balões na cor rosa e muita animação desfilaram pelo Centro de Guarapuava na manhã de hoje. A passeata é organizada pelo Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária da ACIG, Diagmax, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, com o apoio do Clube Soroptimista e do Guaratran.

Durante a Caminhada, os participantes interagiram com o público que passava pela Rua XV de Novembro e deram orientações sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Estatísticas mostram que, se detectada no começo, as chances de cura da doença são de até 95%. Por isso, um movimento que teve início nos anos 90, nos Estados Unidos, incentiva que no mês de outubro mulheres realizem exames preventivos.

A Campanha Outubro Rosa segue com programação, com objetivo de alertar a população da cidade sobre os cuidados com a saúde da mulher, principalmente com a prevenção. Por isso, dos dias 16 a 20 de outubro acontece a Semana Outubro Rosa 2017. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Guarapuava participarão dessa ação e terão equipes preparadas para atendimento das mulheres. Serão realizados gratuitamente exames preventivos de câncer de colo uterino e solicitações de exames de mamografia.

O Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária também participará da ‘Tenda Rosa’, que será instalada na Rua XV de Novembro no dia 21 outubro, e dará diversas orientações sobre a saúde da mulher.

Também no dia 21 acontece o Dia “D” da campanha, em que todas as unidades funcionarão no sábado das 8h às 17h. “Queremos estimular as mulheres a procurarem as UBSsc e realizarem os exames preventivos. É através da prevenção que casos podem ser detectados e tratados com mais rapidez e mais chances de cura”, destacou a secretária municipal de Saúde, Renata Brito Araújo.  

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo