O mês de setembro começa nesta quinta (1°). E com ele, as campanhas do ‘Setembro Amarelo’, de prevenção ao suicídio. Aliás, Guarapuava se mobiliza na luta contra esse mal todos os anos. A melhor maneira de prevenir é falar sobre depressão e identificar sinais de que algo não vai bem.
O grupo “Informação Salva Vidas” por exemplo, já definiu as ações para o próximo mês com blitz educativas, palestras e rodas de conversa. Nesta quinta, a live do Portal RSN é com a psicóloga Bianca Delfrate Bozzi, sobre o grupo e as ações programadas para este mês.
Nessa terça (30), um homem de 47 anos desistiu de viver em Inácio Martins. Trata-se de José Antonio Fleck. De acordo com relato da esposa dele à Polícia Militar, o marido sofria de depressão e fazia uso de medicamentos controlados. O sepultamento ocorreu às 11h de hoje (31) no Cemitério Municipal de Inácio Martins.
AUMENTO
O DataSUS divulgou um dado preocupante sobre o Brasil. Nos últimos 20 anos os suicídios passaram de sete mil para 14 mil, mais de um a cada hora, sem contar os casos que não foram notificados. Além disso, conforme os dados, o panorama brasileiro vai na contramão de boa parte do mundo, que registrou queda dos registros nas últimas décadas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aumento da depressão e ansiedade na pandemia é um dos principais fatores que levaram a esse aumento.
A QUEM PEDIR AJUDA?
Diversos canais oferecem ajuda de graça, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende voluntariamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip 24h, todos os dias. O número é o 188 e também é possível acessar o site para chat.
Além disso, existe em Guarapuava o ‘Guarapuava Salvando Vidas – GSV’. O site GSV está sempre no ar. Com atendimento on-line de domingo a sexta, das 19h às 23h e no sábado, das 19h às 22h.
Leia outras notícias no Portal RSN.