O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB) manifestou preocupação com o agravamento do conflito entre Rússia e Ucrânia e prestou solidariedade aos moradores da cidade.
É preciso abrir o diálogo entre as partes envolvidas de forma pacífica e democrática para que seja encontrada uma rápida solução para evitar mortes e destruição.
Conforme a Prefeitura, cerca de 80% da população de 52 mil habitantes é formada por descendentes de imigrantes da Ucrânia. Eles chegaram há 130 anos na Região, mas muitos ainda têm parentes no país e estão vivendo momentos de tensão e medo.
De acordo com a Alep, Traiano afirmou que “toda guerra é uma tragédia. Nada é mais importante do que a vida e a paz mundial”. Ele ainda pediu orações pelo povo ucraniano e “por todos os descendentes que vivem em Prudentópolis e em todo o Paraná”.
A Prefeitura de Prudentópolis encaminhou ofício para Ternópil oferecendo refúgio para moradores do país após o ataque da Rússia. Por fim, além de ser a maior comunidade ucraniana do Brasil, o município é considerado cidade-irmã de Ternópil, que fica a 461 quilômetros de Kiev.
Leia outras notícias no Portal RSN.