Mais uma vez a Prefeitura de Pinhão surpreende com projetos para a cidade. Desta vez o prefeito Odir Gotardo, acompanhado de funcionários voluntários da prefeitura fizeram o paisagismo do Paço Municipal.
De acordo com a assessoria, o prefeito, acompanhado de secretários municipais e servidores comissionados estenderam o horário de trabalho nessa sexta (4). Isso porque, todos levaram suas ferramentas para deixar mais bonita a frente da prefeitura.
Podaram árvores, com a ajuda da Secretaria de Meio Ambiente, e o plantio de flores ficou a cargo do prefeito e de sua equipe. O prefeito destacou que todos estavam ali como cidadãos. “Deixamos um pouco as nossas funções públicas de lado e estamos aqui como cidadãos. Se cada pessoa tiver esse cuidado com a frente da sua casa, nossa cidade ficara cada vez mais bonita”.
Esta não é a primeira vez que a atual administração do município faz atividades e projetos diferenciados.
LIXOSQUETE
A Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, achou uma maneira criativa para a educação ambiental em Pinhão. Depois do sucesso da Bufunfa, moeda fictícia que motiva a separação do lixo reciclável, agora chegou o Lixosquete.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, Valter Israel, a ideia surgiu da necessidade conscientizar a população a deixar de jogar lixo nas ruas. “Inicialmente foi pensado algo que fosse lúdico, que levasse as pessoas a perceber que é divertido jogar o lixo, no cesto de lixo”. Conforme disse o secretário, surgiu a ideia de fazer dos cestos de lixos, imitando tabelas de basquete.
BUFUNFA
Lançado oficialmente em março de 2018, o projeto que instituiu a Bufunfa já tem mais de 500 famílias cadastradas no Programa Vale Feira. Cada Bufunfa equivale a uma Unidade Fiscal do Município (UFM), ou seja, R$ 6,12, e surge como uma forma de devolver ao contribuinte o valor cobrado pela taxa do lixo.
Assim, para ter direito é preciso separar corretamente o lixo orgânico dos recicláveis e dos rejeitos por meio da Coleta Seletiva Municipal. Os moradores dos bairros São Cristóvão e Lindouro são os que mais aderiram ao programa.
Leia outras notícias no Portal RSN.