Da Redação
Pato Branco – Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas unidades de Pato Branco e Ponta Grossa estão fazendo oficina de Maquiagens e Caracterização. As aulas fazem parte do projeto Arte e Ação da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos e são oferecidas no período de férias escolares.
“Essas atividades, nesse período de férias, são muito importantes. Trabalhar com a caracterização ajuda a despertar a criatividade”, analisa Lidyana Soares Kelin, diretora do Centro de Socioeducação de Pato Branco. As aulas são ministradas pelo professor Maurício Maculan. “Essas atividades ajudam os adolescentes se expressarem melhor. E a adesão foi total. Todos quiseram participar”, comentou o professor Maculan. Em Ponta Grossa a oficina é orientada pela professora Bruna Rebelo.
Para Saulo Alessandro Lopes, diretor da Semiliberdade de Ponta Grossa, dar a oportunidade dos adolescentes estudarem as artes faz parte do processo de reinserção social.
“O contato com as diversas modalidades artísticas é de grande importância para o ser humano desde a infância, adolescência e fase adulta. Através da produção artística, compartilhamos a história universal, a cultura produzida pela humanidade através dos tempos”, avalia Lopes.
A Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos oferece 12 oficinas artísticas, nos 27 Centros de Socioeducação do Paraná.
“Só em 2016 nós investimos mais de 415 mil reais nas atividades culturais. São momentos preciosos e que fazem a diferença na ressocialização dos adolescentes”, comentou Artagão Júnior, secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos.