22/08/2023


Política

Advogados de Lula tem até esta quinta (30) para defender candidatura

TSE antecipa sessão para analisar se Lula poderá participar de programas como candidato

lula

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Divulgação)

Nesta quinta feira (30) o futuro político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá começar a ser decidido, pois termina o prazo para os advogados apresentarem a defesa da candidatura ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nesta sexta (31), o Tribunal convocou sessão extraordinária para decidir, entre outras definições, se o Lula vai aparecer como candidato no horário da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. O programa começa no sábado (1º).

Os ministros podem avaliar também o registro do candidato, que está preso desde o dia 7 de abril na Polícia Federal, em Curitiba, condenado em segunda instância na Operação Lava Jato. Essa decisão, porém, é mais demorada  por causa da instrução do processo, que envolve depoimento de testemunhas, juntada e análise de provas, entre outras exigências.

Lula já possui  oito pedidos de  impugnações feitas pelo Ministério Público, partidos, coligações e candidatos; oito  notícias de inelegibilidade, de autoria popular .

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo