* Por Rogério Thomas
A Agência Estadual de Noticias (AEN) errou na matéria que enviou à imprensa sobre a duplicação da BR 277, em Guarapuava. De acordo com a Agência, a duplicação estaria sendo concluída até o Trevo do Relógio, em Prudentópolis, até o final deste semestre.
Porém, o que está sendo concluído até a metade do ano (a obra está com 90% realizada) é o primeiro trecho do projeto, com 6,7 quillômetros. De Guarapuava até o Trevo do Relógio, a distância é de cerca de 45 quilômetros e não há previsão para o inicio dessa segunda etapa de obras.
RIO DAS MORTES
A obra de duplicação de 6,7 quilômetros da BR 277, de Guarapuava até o Rio das Mortes, faz parte das negociações do Governo do Estado com a concessionária Caminhos do Paraná, que antecipou e incluiu novas obras.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, as equipes atualmente estão trabalhando nas alças e acessos da ponte sobre o Rio das Mortes e na pavimentação e sinalização do último quilômetro da duplicação. O investimento é de R$ 30 milhões e as obras devem ser concluídas no primeiro semestre de 2015.
“Esta obra vai garantir mais segurança e rapidez aos usuários, além de agilizar o escoamento de produtos da região, que é caracterizada pela forte agricultura”, explicou o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Nelson Leal Junior.
Além das novas pistas, estão em fase final a construção do viaduto (km 341) e de uma ponte sobre o rio das Mortes (quilômetro 336).