22/08/2023



Cotidiano Paraná

Afogamentos caem 17%, e mortes aumentam em áreas não protegidas

Mortes por afogamentos aumentaram de quatro para sete nesta temporada em áreas não protegidas pela corporação

news_interna_IMG_3358 (1)

Balanço foi divulgado hoje (3) pelo Corpo de Bombeiros do Estado (Foto: Divulgação/SESP)

O Corpo de Bombeiros do Estado divulgou nesta quarta (3) um balanço que mostrou que o número de afogamentos nas praias paranaenses reduziram 17% nos meses de dezembro e janeiro da operação Verão Consciente 2020/2021, quando comparado com o mesmo período do verão passado.

Além disso, os dados apontam ainda que as mortes por afogamentos aumentaram de quatro para sete nesta temporada. Conforme a Agência Estadual de Notícias, todas em áreas não protegidas por guarda-vidas. O comparativo compreende o período de 19 de dezembro a 31 de janeiro de ambas as temporadas.

Entre dezembro e janeiro os bombeiros registraram 571 afogamentos, dos quais 519 vítimas saíram ilesas e 42 tiveram afogamento leve. Contudo, no mesmo período da temporada anterior, houve 691 atendimentos no total, sendo que 623 pessoas saíram ilesas e 62 sofreram afogamentos leves. Dentre os fatores que podem ter influenciado a redução estão o menor número de banhistas devido à pandemia da covid-19 e também dias seguidos com chuvas fortes na Região, o que impossibilitou os veranistas de irem às praias.

AÇÕES PREVENTIVAS

O número de ações preventivas (orientações e advertências) teve uma redução de 26%. Foram 81.821 registros na última temporada e 60.534 no Verão Consciente. Com menos pessoas no mar e, principalmente, por ações naturais, como o movimento das correntes que transportam as águas-vivas pelo oceano, o número de incidentes com esses animais marinhos também teve uma redução, de 80%. Nesta temporada, foram 763 casos contra 3.768 no verão passado.

Por fim, o comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, localizado no Litoral, tenente-coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto explicou que até agora, os números, de forma geral, são bons. “O que chama atenção nesta temporada são esses casos isolados de afogamento, principalmente entre o público jovem. Estamos procurando neste momento um rapaz de 18 anos que teria se afogado entre Pontal do Paraná e Matinhos. Então, se isso se confirmar, teremos o oitavo óbito por afogamento desta temporada”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo