22/08/2023
Segurança

Agente penitenciário é preso, suspeito de facilitar fuga

Suspeito de ter facilitado a fuga de presos na Delegacia de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no dia 9 deste mês, um agente carcerário foi preso. Segundo a Polícia Civil, o homem trabalhava na unidade, da qual 15 detentos conseguiram escapar.

Na ocasião, homens armados que invadiram a delegacia e trocaram tiros com policiais. um investigador e o superintendente da Polícia Civil na cidade foram baleados. Durante as perseguições dos fugitivos, um policial militar e um guarda municipal também se feriram.

Os presos que não conseguiram fugir iniciaram uma rebelião com as armas dos policiais. Para reivindicar melhorias, eles fizeram dois colegas de cela como reféns. Toda a confusão na unidade levou cerca de cinco horas para se resolver. Até esta terça feira (14), já tinha recapturados 10 dos foragidos.

O agente carcerário foi preso em casa. No local, a polícia encontrou coletes à prova de balas, um par de algemas, duas máquinas de choque, um spray de pimenta e um revólver calibre 38, com a numeração raspada, além de cinco cartuchos calibre 12.

De acordo com a Polícia Civil, o envolvimento do agente carcerário foi denunciado por quatro dos fugitivos que foram recapturados pela Guarda Municipal de Curitiba. Em depoimento, eles disseram que o suspeito havia facilitado a entrada de drogas, de um celular e de um revólver dentro da carceragem. Em depoimento, o agente negou estar envolvido com a fuga dos presos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.