22/08/2023
Segurança

Agentes da penitenciária de Catanduvas cruzam os braços

Catanduvas – Agentes penitenciários federais param a partir das 9 horas de hoje, dia 24, no presídio de segurança máxima. O movimento é um protesto e um ato de repúdio contra a atual administração. Somente os serviços de urgência serão realizados.
Paralelamente, o Sindicato dos Agentes Penitenciários Federais (Sindapef) distribuiu nota de repúdio (leia a íntegra abaixo).
O ato é contrário à punição de alguns agentes acusados de uso de força desproporcional contra internos. As denúncias foram investigadas pelo Departamento Penitenciário (Depen) e os acusados deverão ser demitidos.
Para o Sindapef a punição foi severa e argumenta que a situação está patrocinando uma inversão de valores, uma vez que internos estariam sendo mais valorizados que os próprios agentes.

NOTA DE REPÚDIO

Catanduvas (PR), 23 de setembro de 2009, às 15 horas. O SINDICATO DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS FEDERAIS DE CATANDUVAS – SINDAPEF, balizado por decisão legítima e soberana adotada em Assembléia Geral da categoria, repudia manifestamente as ações perpetradas por parte do Estado contra servidores no bojo de processos administrativos disciplinares, em demonstração flagrante da renitência do autocratismo tradicional e até mesmo, desgraçadamente, da inanidade dos esforços em buscar dar foros de civilização aos nossos costumes políticos.
Assistimos catatônicos ao naufrágio dos mais comezinhos princípios do Estado de Direito, enquanto o Estado contravém às claras a Constituição da República, pisoteando direitos e garantias individuais dos servidores. E nem mesmo se pode alegar a força dos canhões para justificar a irresistibilidade dos desmandos, que aqui se apresentam com a fisionomia de uma ditadura consentida, conquistada no grito, segundo o melhor estilo do rançoso estereótipo de machismo latino-americano.
Defenestramo-las, portanto, em razão dos sérios agravos à democracia, por falta de decoro e de moralidade, por envolvimento em uma vaga construção de legitimidade matizada por tons novelescos e, bem por isto, prestantes, apenas, para galvanizar a opinião pública.
Esperamos que a Direção-Geral do Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN não hesite em vir à Penitenciária Federal em Catanduvas (PR), agora longe do tom festivo de solenidades, tomando conhecimento pleno dos descomedimentos existentes, condição em que esta entidade sindical, a partir de então, suspenderá, provisoriamente, os atos de manifestação que se iniciam com este documento.
Amanhã, dia 24.09, a partir da 09 horas, haverá manifestação de servidores em frente à Penitenciária Federal em Catanduvas (PR) e realização de Assembléia Geral Extraordinária para decisão sobre adoção de medidas e ações por parte desta entidade sindical.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.