Acaba nesta quarta-feira (23) , na Unicentro o treinamento dos agentes de cadeia. O curso começou na segunda-feira (21).
São 11 mulheres e 70 homens que participaram do Edital de Seleção para Agentes de Cadeia da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, e que assumirão o trabalho nas carceragens das Delegacias de Guarapuava, União da Vitória, Irati, Pitanga e São Mateus do Sul.
O curso faz parte do ingresso ao trabalho e é chancelado e certificado pela Escola de Educação em Direitos Humanos. Os instrutores são técnicos administrativos, agentes penitenciários e diretores das unidades penais de Guarapuava.
O programa do curso prevê disciplinas como: estrutura organizacional da SEJU e do DEPEN e a proposta de Direitos Humanos, perfil dos profissionais nos espaços prisionais e as práticas de segurança, Procedimentos e rotinas de serviço nas Delegacias, gerenciamento de situações críticas e de crise e vigilância e custódia do preso.
De acordo com Marilza Stadler de Campos Hack, da Comissão de Cursos e Projetos (CCP) do
Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava, a última atividade será a visita técnica na 14ª Delegacia de Guarapuava, na tarde de quarta-feira.
O recebimento destes profissionais é uma das etapas do processo de transição das Cadeias Públicas, até então de responsabilidade da Secretaria de Estado da Segurança Pública para a Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
No total são 1.235 agentes de cadeia contratados por Processo Seletivo Simplificado para todo Estado, por isso, e o curso também acontece em outras regiões do Estado.