22/08/2023



Cotidiano Região Saúde

Agentes fazem levantamento sobre a situação da dengue em Irati

Nesta semana, os agentes do município fizeram um Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti em vários lugares do município

Nesta semana, os agentes do município fizeram um Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti em vários lugares do município (Foto: Ascom/Prefeitura de Irati)

Os agentes de endemias fizeram um levantamento sobre a dengue em Irati. Nesta semana, os agentes  fizeram uma investigação em vários lugares, como é proposto pelo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti. Conhecido como LIRAa, o levantamento demonstra a situação do município em relação à dengue.

Conforme a assessoria da prefeitura, este trabalho ocorre seis vezes ao ano, em cinco dias de duração, com orientação do Ministério da Saúde. A Saúde que ajuda a desenvolver ações para controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. De acordo com Vilma Rebesco, coordenadora do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, o Ministério da Saúde que sorteia os locais visitados. “Visitamos casas, estabelecimentos comerciais, terrenos. O Ministério da Saúde que aponta o índice, depois do encaminhamento do levantamento”.

Conforme a agente comunitária de endemias, Marissol Esmanhotto Caetano, a maior concentração de focos do mosquito Aedes Aegypti se encontra no Centro do município e proximidades. “Encontramos em latas com água, baldes, vasos, piscinas, tanques. Sempre reforçamos a importância da colaboração da população, verificando se há recipientes com água parada”.

Quando larvas são encontradas, as mesmas são coletadas e passam por processo de análise, de acordo com  o agente comunitário de endemias, Claudir Teleginski. No caso de suspeita de dengue, os agentes usam a bomba costal com inseticida no local e ao redor. Também é feito o trabalho de busca ativa, vistorias, além de orientação da população sobre os riscos da doença. Em breve, o objetivo é retomar ações preventivas nas escolas, com palestras para os alunos sobre a prevenção à dengue.

COMBATE AO MOSQUITO

De acordo com a assessoria de Irati, a forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito do Aedes Aegypti é a prevenção. A população deve fazer as seguintes ações pelo menos uma vez por semana. Uma delas é verificar se a caixa d’água está bem tampada. Além disso, deixar as lixeiras bem tampadas e colocar areia nos pratos de plantas.

Outra indicação é recolher e acondicionar o lixo do quintal. Os moradores também devem limpar as calhas, cobrir piscinas e cobrir os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários. Outra sugestão é limpar a bandeja externa da geladeira.

Conforme a prefeitura, a população deve limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação. Bem como, higienizar a bandeja coletora de água do ar-condicionado. Uma das prevenções também é cobrir bem a cisterna e todos os reservatórios de água. Contudo, a limpeza não se restringe só às casas. Por fim, os moradores devem ficar atentos a possíveis focos de água parada na escola, no trabalho e em outros lugares frequentados diariamente.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo