Os agentes de endemias fizeram um levantamento sobre a dengue em Irati. Nesta semana, os agentes fizeram uma investigação em vários lugares, como é proposto pelo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti. Conhecido como LIRAa, o levantamento demonstra a situação do município em relação à dengue.
Conforme a assessoria da prefeitura, este trabalho ocorre seis vezes ao ano, em cinco dias de duração, com orientação do Ministério da Saúde. A Saúde que ajuda a desenvolver ações para controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. De acordo com Vilma Rebesco, coordenadora do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, o Ministério da Saúde que sorteia os locais visitados. “Visitamos casas, estabelecimentos comerciais, terrenos. O Ministério da Saúde que aponta o índice, depois do encaminhamento do levantamento”.
Conforme a agente comunitária de endemias, Marissol Esmanhotto Caetano, a maior concentração de focos do mosquito Aedes Aegypti se encontra no Centro do município e proximidades. “Encontramos em latas com água, baldes, vasos, piscinas, tanques. Sempre reforçamos a importância da colaboração da população, verificando se há recipientes com água parada”.
Quando larvas são encontradas, as mesmas são coletadas e passam por processo de análise, de acordo com o agente comunitário de endemias, Claudir Teleginski. No caso de suspeita de dengue, os agentes usam a bomba costal com inseticida no local e ao redor. Também é feito o trabalho de busca ativa, vistorias, além de orientação da população sobre os riscos da doença. Em breve, o objetivo é retomar ações preventivas nas escolas, com palestras para os alunos sobre a prevenção à dengue.
COMBATE AO MOSQUITO
De acordo com a assessoria de Irati, a forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito do Aedes Aegypti é a prevenção. A população deve fazer as seguintes ações pelo menos uma vez por semana. Uma delas é verificar se a caixa d’água está bem tampada. Além disso, deixar as lixeiras bem tampadas e colocar areia nos pratos de plantas.
Outra indicação é recolher e acondicionar o lixo do quintal. Os moradores também devem limpar as calhas, cobrir piscinas e cobrir os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários. Outra sugestão é limpar a bandeja externa da geladeira.
Conforme a prefeitura, a população deve limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação. Bem como, higienizar a bandeja coletora de água do ar-condicionado. Uma das prevenções também é cobrir bem a cisterna e todos os reservatórios de água. Contudo, a limpeza não se restringe só às casas. Por fim, os moradores devem ficar atentos a possíveis focos de água parada na escola, no trabalho e em outros lugares frequentados diariamente.
Leia outras notícias no Portal RSN.