22/08/2023


Geral

Agentes lançam campanha "Marcelo Pinheiro"

imagem-92087

Cristina Esteche

Agentes penitenciários do Paraná se reúnem nesta terça feira (19) em Guarapuava e lançam a campanha “ Marcelo Pinheiro”, por segurança nas unidades penais. Marcelo Pinheiro, 31 anos, foi  o primeiro agente penitenciário assassinado dentro de uma unidade penal. Ele foi morto durante atentado no Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava,  no dia 16 de março quando homens armados dispararam cerca de 10 tiros contra o agente em horário de serviço. Jeferson Santos Alves foi preso em flagrante. Outros três também foram presos,

A campanha será lançada a partir das 18h, durante sessão da Câmara Municipal de Guarapuava. O objetivo é promover a discussão sobre a necessidade de mais investimento e atenção à segurança do trabalhador penitenciário, dentro e fora dos presídios.

“A omissão do governo frente aos problemas do Sistema Penitenciário desencadeou sérias consequências, como a morte de Pinheiro que foi o primeiro agente penitenciário assassinado dentro de uma unidade penal, por conta de um atentado externo”, diz Petruska Niclevisk Sviercoski, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen)).

Para Petruska, o caso de Marcelo Pinheiro não é um fato isolado. “Os trabalhadores enfrentam ameaças diariamente por conta do caos instalado no Sistema Penitenciário do Paraná. Justamente por isso, outros servidores faleceram por conta da profissão, sem que o governo adotasse medidas para acabar com esse tipo de ocorrência”, diz.

Além de homenagear Marcelo Pinheiro, a Campanha visa intensificar a cobrança por políticas públicas para melhorar as condições de trabalho. A ação também pretende conscientizar a categoria da importância de seguir os procedimentos de segurança para proteger vidas tanto dentro quanto fora dos estabelecimentos penais.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo