22/08/2023
Guarapuava Segurança

Agentes penitenciários convivem com estresse, tensão e insegurança

2ª Semana de Saúde do Trabalhador do Sistema Penitenciário começa nesta terça (28)

113066

Estresse, tensão, insegurança. Este é o tripé no qual se sustenta o trabalho do agente carcerário. Como resultado da falta de atenção quanto à saúde desse servidor, as consequências são, em muitos casos, a dependência do álcool, do tabaco e de outras drogas ilícitas.

Rebelião em 2014 feito agentes como refém (Foto: RSN/arquivo)

Para minimizar esse quadro, a Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), a exemplo de unidades de mais oito cidades do Paraná, está vivenciando a 2ª Semana de Saúde do Trabalhador do Sistema Penitenciário. O objetivo é alertar para a necessidade de cuidados que os agentes precisam ter com a saúde. O evento começou nesta terça feira (28) e segue até a quinta (30).

Tendas foram montadas para atendimento aos servidores. Os temas abordados e os serviços ofertados durante a atividade serão sobre saúde mental, tabagismo, tuberculose, hipertensão, saúde da mulher, saúde do homem, saúde bucal, entre outros.

Entre a PIG e o Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava (CRAG) são 120 servidores, além de outros 20 na carceragem que funciona junto à 14ª SubDivisão Policial de Guarapuava. Sem tratamento psicológica e com um plano de saúde que não atende as necessidades imediatas do servidor, os agentes estão sujeitos a doenças físicas e mentais.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, a atividade penitenciária é a segunda mais perigosa do mundo. Uma periculosidade que eleva os níveis de estresse e a propensão ao adoecimento em decorrência da profissão.

Uma pesquisa realizada pelo Sindicto dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) com mais de mil agentes em todo o Estado revelou que 46% da categoria possui diagnóstico de alguma doença. Os problemas com maior incidência são pressão alta, depressão, ansiedade, estresse e insônia. Quanto ao uso de medicamentos, 48% dos agentes admitem tomar medicamentos com regularidade, dos quais 82% fazem uso de remédio para transtornos de origem psicossocial.

A pesquisa resultou na publicação Operários do Cárcere, lançada no ano passado e está disponível no link: http://www.sindarspen.org.br/arquivos/download/revista_cientifica_2016-11.pdf

A SEMANA

O evento é realizado numa parceria entre o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (SINDARSPEN), o Departamento Penitenciário (DEPEN-PR) e a Secretaria de Estado de Saúde (SESA), com apoio das Secretarias Municipais de Saúde. A ação faz parte das celebrações pelo Dia do Agente Penitenciário, comemorado em 13 de novembro..

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.