Bárbara Franco, com Sindasrpen
Em apoio aos professores os agentes penitenciários do Paraná decidiram paralisar as atividades nas penitenciárias, durante três dias, enquanto o projeto 252/2015 tramita na ALEP para votação. Os estabelecimentos penais amanheceram fechados nesta segunda (27) e só retornarão às atividades normais na quinta feira (30). Em Guarapuava as atividades também foram suspensas.
Nos presídios estão sendo realizadas as atividades emergenciais, como ordens judiciais, distribuição da alimentação e movimentações em casos de emergências médicas. Os procedimentos como escola, visitas, trabalho, pátio de sol, recebimento de sacolas, entre outros, ficarão prejudicados.
A categoria não descarta a possibilidade da convocação dos agentes para assembleia geral com o fim de decidir pela greve, caso a reivindicação dos servidores não seja atendida.
Para o Sindarspen, o governo deve retirar o Projeto 252/2015 de votação na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), estender o prazo para discussão com os servidores e também garantir a reposição anual data base sobre toda a remuneração. Ainda segundo o sindicato os agentes penitenciários também estão aguardando o anúncio de medidas efetivas para proporcionar segurança dentro e fora das penitenciárias.