Bárbara Franco
Agentes penitenciários de Guarapuava , Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Londrina e Cascavel estão realizando na manhã desta terça feira (17) um ato público na Praça 9 de Dezembro no centro de Guarapuava, para reivindicar mais segurança dentro das unidades prisionais do Estado. Após o ato os agentes irão seguir até o Forum para uma tentativa de audiência com a juíza Patricia Roque Carbonieri, da Vara de Execuções Penais e a tarde a categoria terá um encontro com o prefeito de Guarapuava para pedir apoio aos agentes penitenciários, o horário da reunião ainda será definido.
O objetivo da manifestação é protestar pela morte do agente Marcelo Fernando Pinheiro, 31, lotado no Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava (Crag) e cobrar providências imediatas do governo.
Pinheiros faleceu na madrugada desta segunda feira (16) após ser baleado no local de trabalho. Dois homens cortaram o alambrado da unidade, invadiram o local e dispararam três tiros contra ele e outros dois colegas de trabalho.
Para o Sindicato dos Agentes, o governo precisa apresentar medidas efetivas de segurança. "Precisamos de medidas que garantam a segurança dos trabalhadores. De imediato o governo deve aumentar o efetivo de agentes penitenciários, além de aumentar a quantidade de Policiais Militares armados nas unidades", informou Antony Johnson, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen). Ele ainda destaca que desde que desde que a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária assumiu o Sistema Penitenciário do Paraná não houve mudanças.
De acordo com o Johnson estão participando do ato aproximadamente 120 agentes penitenciários.