Cristina Esteche, com assessoria
O trecho da Ferroeste entre Guarapuava e Cascavel representou 37,5% do volume total transportado pela empresa no primeiro trimestre deste ano . O faturamento da empresa nesse periodo foi recorde quando se considera os últimos cinco anos, segundo o presidente da empresa, João Vicente Bresolin Araujo.
O levantamento revela também a importância da Cooperativa Agrária, de Entre Rios, em Guarapuava, no cenário recorde de movimentação de cargas nas operações de fluxo interno da empresa, durante fevereiro deste ano. Parte desse resultado também se deve aos investimentos da Agrária, o que fomentou o volume transportado pela cooperativa no período. Foi o melhor resultado desse tipo de operação na história da empresa.
Araujo disse também que os trens da empresa, transportaram, durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2015, um volume de 241,7 mil toneladas úteis. Esse número é superior em 20% ao resultado obtido no mesmo período do ano passado.
As cargas mais representativas da produção trimestral foram a soja a granel e os contêineres frigorificados.
Em relação ao destino dos produtos, a maior movimentação foi no sentido das exportações (42,8%). As importações, por sua vez, representaram 19,8% do volume transportado pela ferrovia no primeiro trimestre.
No mês de março, a Ferroeste transportou 90 mil toneladas úteis, volume 26% superior ao observado no mesmo mês de 2014. Foi o maior movimento de cargas apurado no decorrer dos últimos cinco anos em relação a março. A maior parte da movimentação, 42,4%, foi destinada ao mercado externo.