A Cooperativa Agrária destinou R$ 5 milhões para a execução de projetos sociais de nove instituições de Guarapuava e Região. As secretarias de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e da Fazenda formalizaram nesta quarta (30) a autorização dos recursos que vão beneficiar crianças e adolescentes, idosos e outros públicos.
Os recursos serão de reinvestimento da Agrária por meio do programa Paraná Competitivo, do Governo do Estado. O objetivo está em fomentar a economia paranaense, atraindo novos investimentos produtivos. O repasse para projetos sociais é uma contrapartida aos incentivos fiscais recebidos por meio do programa. A Agrária atua na Região há 73 anos, além de contar com operações nas cidades de Pinhão e Ponta Grossa.
Conforme o diretor-presidente, Adam Stemmer, a cooperativa já promove ações de apoio a projetos sociais, mas esta tem significado especial. “Essas instituições são daqui, nós vemos, conhecemos. É com muito orgulho que estamos fazendo esse reinvestimento, porque vemos por aqui o trabalho de cada uma delas”.
EXEMPLOS DE INSTITUIÇÕES
A Associação Canaã de Proteção à Criança e Adolescente atua na colônia Cachoeira, em Entre Rios, Distrito de Guarapuava e sede da Agrária. De acordo com o diretor da Canaã, Anderson Kasnocha, a instituição vai investir na aquisição de eletrodomésticos, playground e notebooks, na reforma de quadra esportiva, entre outras ações. “Vivemos de ações pontuais como bazar, venda de pastel e tantas outras. Esses recursos vão melhorar muito os nossos atendimentos e beneficiam diretamente as crianças”.
Além disso, o projeto “Notas para a Vida”, por exemplo, atenderá 27 municípios, levando musicoterapia a hospitais e Instituições de Longa Permanência, ofertando bem-estar àqueles que receberão as apresentações.
Leia outras notícias no Portal RSN.